TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição dos conceitos: decodificar, ler, escrever, aprendizagem e conhecimento segundo as idéias de Faraco

Artigo: Definição dos conceitos: decodificar, ler, escrever, aprendizagem e conhecimento segundo as idéias de Faraco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Artigo  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 2

Definição dos conceitos: decodificar, ler, escrever, aprendizagem e conhecimento segundo as idéias de Faraco.

Embasadas na leitura de Faraco (2006) podemos relacionar diversas etapas da alfabetização que resultam neste completo desenvolvimento lingüístico.

O desenvolvimento da capacidade de reconher os símbolos, e reproduzir seus sons adequadamente é o ato de decodificar. Aprender a ler também é decodificar, é um procedimento utilizado pelo leitor para identificação das relações

grafemas (letras) e fonemas (sons). Mas mesmo assim, o que parece ser tão fácil Faraco nos mostra primeiramente que a aquisição da leitura e escrita, portanto alfabetização é um processo complexo e cheio de nuances.

"Aprender a ler como se a leitura fosse um ato mecânico, separado da compreensão, é um desastre que acontece todos os dias. Estudar palavras soltas, silabas isoladas, ler textos idiotas e repetir sem fim exercícios de cópia, resulta em desinteresse e rejeição em relação a escrita." (Carvalho 2002).

Definição dos conceitos:

Decodificar: Decifrar o que está codificado; o que está em símbolos.

Ler: Percorrer com a vista (o que está escrito), proferindo ou não as palavras, mas conhecendo-as (e interpretando-as). Ser capaz de reconhecer palavra(s) ao vê-la(s) escrita(s).

Escrever: Representação por meio de escrita. Criar (obra literária, cientifica, etc.).

Autonomamente: Derivado da palavra autônomo, que significa “que não depende de outro”.

Aprendizagem : Ato, ou processo ou efeito de aprender.

Conhecimento: Ato ou efeito de conhecer. Informação ou noção adquiridas pelo estudo ou pela experiência.

Todos esses conceitos culminam na definição de alfabetização e letramento. Mais precisamente a letramento, pois alfabetizado individuo até pode ser, mas para ele dominar a escrita e ser capaz de produzir textos qualitativos, ele precisa ter conhecimento do que fala, do que produz e do que escreve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com