TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado Moderno

Monografias: Estado Moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2014  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Por que o Estado Moderno é considerado o grande divisor de águas da história da política?

Primeiramente, é necessário saber que Estado Moderno é uma instituição política, nascido na Europa do século XV, com a troca de estruturas econômicas e sociais; que consistiu na desintegração do mundo feudal para o começo do sistema capitalista mercantilista. Diante desse ocorrido, várias transformações aconteceram, principalmente na forma de governar, que está diretamente relacionada à política.

Com o fim do feudalismo e a ascensão do capitalismo, foram claras as mudanças na história da política. Os sistemas e as formas de governar eram outras. Nos feudos de antigamente, os senhores feudais centralizavam todo o poder em suas mãos. Com a implantação do Estado Moderno, isso acabou, pois com a crise do feudalismo os mesmos perderam poder, uma vez que o Estado inventou as forças militares, tirando o poder dos senhores e deixando esse poder centralizado nas mãos do estado, que deveria zelar pela segurança e por todo o corpo social a fim de gerar um bem comum.

Com essa nova definição, ocorreram muitas mudanças nessa nova sociedade, que levaram ao surgimento de muitas teorias de concepção do Estado. Vários teóricos representaram e defenderam suas teorias sobre as novas definições de Estado; Liberal, Absoluto; e Soberano. O Estado Soberano foi a grande novidade do Estado Moderno, logo foi também o divisor de águas da História da Política, pois a soberania do Estado foi a principal característica implantada, o que trouxe ao mesmo um poder ainda mais forte e centralizador, não permitindo que a sua autoridade dependesse de outra autoridade e garantindo ao Estado um poder acima das individualidades, para que ele se tornasse capaz de promover segurança a todos e formar uma sociedade civilizada. O advento dessa nova realidade fez com que a população entregasse parte da sua liberdade, com vias à igualdade e ao bem estar social.

As grandes transformações que ocorreram durante esse processo levaram a uma nova forma de gerenciamento e administração, implantando assim uma nova forma de cobrança de impostos e fazendo valer as leis de cunho absolutista em determinado território. Dentre essas mudanças estão a instauração de um idioma oficial obrigatório, para que todos compreendessem a nova legislação e também para valorizar a cultura e os costumes da sociedade. Por todas essas questões supracitadas, a descoberta da soberania foi fundamental para a evolução histórica do Estado Moderno, se tornando assim o responsável por mudar o curso da política daquela época.

Autora: Bruna Caldas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com