TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado Moderno

Pesquisas Acadêmicas: Estado Moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  443 Visualizações

Enfoque Marxista do Estado Moderno

Marx e Engels desenvolveram uma concepção de Estado que foge da linha do pensamento dominante de sua época. A teoria política desenvolvida consiste em uma rejeição à concepção burguesa de Estado. Para Marx, o Estado não é o ideal de moral ou de razão, mas uma força externa da sociedade que se põe acima dela não para conciliar interesse, mas para garantir a dominação de uma classe por outro e a manutenção da propriedade.

Marx fundamenta-se na existência de uma sociedade de classe onde os interesses são antagônicos, o que inviabiliza a realização do bem comum e a neutralização do Estado. Visto que não existe organização social sem Estado, pelo menos após a divisão da sociedade em classes antagônicas, esse Estado é sempre aquele que traduz o pensamento dos dominantes, ou seja, aquele que constrói as condições para o máximo desenvolvimento daquelas classes.

Neste enfoque, o Estado Moderno é compreendido como uma estrutura de poder que aglutina, sintetiza e coloca em movimento a força política da classe dominante. É apenas um comitê para administrar os assuntos comuns da burguesia, o que o torna um mecanismo destinado a reprimir a classe oprimida e explorada.

O Estado Moderno nada mais é do que representante o predomínio dos interesses da classe dominante sobre o conjunto da sociedade, embora estes se apresentem, no nível aparente, como interesses universais. Esse enfoque constitui-se, deste modo, uma crítica ao enfoque liberal de Estado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com