TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação do Estado Moderno Sociologia/vários autores

Artigo: Formação do Estado Moderno Sociologia/vários autores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  Artigo  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  1.256 Visualizações

Página 1 de 3

1. Formação do Estado Moderno Sociologia/vários autores – Curitiba: SEED – PR, 2006. Livro público

2. Nicolau Maquiavel (1469-1527) viveu numa sociedade italiana corrompida, dividida, sujeita às invasões externas. Ele nos diz que os homens buscam uma organização de um poder capaz de colocar freios em seus maus sentimentos e em seus desejos mundanos.

3. Segundo Maquiavel somente um príncipe seria capaz de organizar os homens numa sociedade onde existisse o equilíbrio, sem maus desejos, educada, virtuosa e com instituições estáveis. Quando chegasse a atingir esse tipo de sociedade, o príncipe não precisaria mais governar pois os homens chegariam a um ideal e poderiam mudar a forma de governo para a República pois os homens seriam virtuosos e participantes ativamente.

4. Thomas Hobbes (1588-1679)

5. O homem em seu “estado de natureza”, acaba provocando conflitos com os outros, pois vive competindo, desconfia de todos e vive buscando a glória. Essa situação levou os homens a buscarem uma maneira de evitar esse constante estado de guerra de todos contra todos. A saída foi fazer um contrato que assegurasse a paz. Mas,segundo Hobbes, um papel assinado não garante a paz.

6. É necessário que os homens submetam sua vontade à vontade de um só homem que os mantenha em respeito e sob leis Esse homem seria um rei que exerceria o poder despoticamente e essa organização seria o Estado absolutista Na sociedade dele, a Inglaterra, havia muitos conflitos entre o poder real, absoluto, e o poder do Parlamento, que queria liberdade política e econômica, e isso estava levando a muitas brigas.

7. O governo existe para que possamos viver em paz e o poder do governante tem que ser ilimitado. Portanto, segundo Hobbes, ou o poder é absoluto, centralizado e sem divisões ou continuamos a viver na condição de guerra, de poderes que se enfrentam constantemente.

8. John Locke (1632-1704)

9. Os homens concordaram livremente em organizar a sociedade com o objetivo de preservar e consolidar ainda mais os direitos que possuíam no “estado de natureza”. Que direitos são esses? O direito à vida, à liberdade e aos bens, que Locke simplesmente chama de propriedade. E garantiriam isso por meio de um corpo de leis.

10. A próxima ação dos homens foi a de escolher a forma de governo a partir da decisão da maioria. A forma de governo defendida por Locke é aquela escolhida pela maioria e que cumpra seu objetivo: conservar a propriedade. Se isso não for cumprido e ainda o governo usar da força sem amparo legal, o povo tem o legítimo direito de resistência à opressão e à tirania. Ele era contra o poder absoluto exercido em sua sociedade, a inglesa. Para ele qualquer tipo de governo é válido se consentido pelo povo.

11. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)

12. Em seu livro O Contrato Social , nos diz que os homens fizeram uma escolha entre serem infinitamente livres de seus impulso, que podem aniquilar a “vida natural” ou aceitarem as garantias de liberdade e de propriedade dadas pela lei. É possível, então ser livre mesmo a partir da criação de leis? Nós elaboramos as leis e ao mesmo tempo as obedecemos, o que mostra ser possível a relação perfeita entre liberdade e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com