TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado e capitalismo

Relatório de pesquisa: Estado e capitalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  259 Visualizações

Estado e ao Capitalismo.

4 – A grande crise do capital e a condição da política social

Foi ao longo da segunda metade do século XIX e inicio do século XX, que as bases que sustentavam os argumentos liberais, como o individualismo econômico, foram enfraquecendo, e os movimentos operários passaram a ocupar cada vez mais os espaços políticos e sociais, fazendo com que a burguesia detentora do poder passasse a reconhecer alguns dos direitos reivindicados pela classe operária como os de cidadania e de política social.

Onde a concentração do capital contribuíram para este enfraquecimento, os empreendedores que antes eram movidos pelo moralismo, passaram a buscar dinheiro emprestados pelos bancos, surgindo assim o capital financeiro.

Foi com a grande depressão, ou seja, com a crise mundial do capitalismo, que se iniciou em 1929-1932, que se instaurou uma desconfiança de que o liberalismo econômico poderia ser errado, onde a partir daí surge a revolução socialista. Assim as políticas sociais começaram a crescer lentamente,,com mudanças na atitude da burguesia que antes era regida do mercado.

E neste contexto as políticas sociais se generalizaram fazendo surgir o movimento operário, em busca de condições trabalhistas que realmente pudessem melhorar suas vidas.

5 -

conclusão

Para os direitos dos trabalhadores o que se pode dizer do Estado é mínimo, para que não tenha interferência na economia não reconhece esses direitos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com