TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilos De Liderança Aplicados à área De Assessoria Secretarial¹

Trabalho Escolar: Estilos De Liderança Aplicados à área De Assessoria Secretarial¹. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  8.866 Palavras (36 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 36

Estilos de Liderança aplicados à área de Assessoria Secretarial¹

Resumo: No intuito de alçar discussões sobre a atuação do profissional de secretariado enquanto assessor e líder de processos, este trabalho busca identificar os possíveis estilos de liderança associados à assessoria secretarial, apontada pela Lei de regulamentação. Para uma visão mais aprofundada da liderança aplicada à assessoria secretarial será aqui apresentado um estudo de caso, que envolveu duas profissionais de Secretariado, atuantes como assessoras, com a pretensão de discutir sobre quais possíveis estilos de liderança podem ser associados à assessoria secretarial. Para isso foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas relacionadas à liderança nas funções cotidianas no trabalho deste profissional enquanto assessor e á partir de sua análise pode-se concluir que tanto o estilo de liderança democrático, quanto o estilo autocrático estão presentes no dia a dia secretarial, dependendo do foco e dos objetivos almejados, porém também foi possível identificar que é o estilo de liderança democrático que se apresenta com maior frequência no trabalho das profissionais entrevistadas.

Palavras-chave: Liderança. Profissional de Secretariado. Assessor.

1. Introdução

Ter profissionais capacitados, capazes de gerenciar processos tem-se tornado uma necessidade dentro das organizações na atualidade e é dentro desses processos que surge a figura de um líder, parte fundamental de uma equipe de sucesso que busca o alcance dos objetivos e metas.

Nesse cenário, tem-se o profissional de Secretariado Executivo, que vem passando por uma transformação em seu perfil profissional e exerce dentro de muitas organizações o papel de líder de vários processos.

Com a sua profissão regulamentada pelas Leis nº 7.377/1985 e nº 9.261/1996, o Secretário Executivo passa a ter em suas atribuições o planejamento, organização e direção de serviços secretariais, passando dessa forma a atuar como líder nos diversos cenários em que atua, que segundo a regulamentação podem ser divididos em quatro diferentes áreas de atuação: assessoria, gestão, consultoria e empreendedorismo.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬1. Artigo apresentado como resultado do processo avaliativo da disciplina de Chefia e Liderança, no curso de Secretariado Executivo Bilíngue - UFPB.

Sabendo que o profissional de secretariado pode atuar nessas diferentes áreas, exercendo dentro delas, o papel de líder, foi selecionada uma das áreas de atuação, a assessoria, para ser o enfoque principal da pesquisa e nesse sentido apresenta-se a seguinte problemática: no âmbito da regulamentação profissional, quais os possíveis estilos de liderança estão associados à área de assessoria secretarial, uma das áreas de atuação do Secretário Executivo?

Para tentar responder a essa questão, esse trabalho propõe a apresentação de uma pesquisa bibliográfica em obras que tratam do assunto, na tentativa de apresentar ao leitor os possíveis estilos de liderança existentes na atividade secretarial de assessoria e correlacionar os estilos de liderança a tal área.

Será apresentado também um estudo de caso envolvendo duas profissionais de Secretariado Executivo que atuam como assessoras, uma na Secretaria de Educação do Município de Rio Tinto-PB e a outra na Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, em Rio Tinto-PB. Estas profissionais responderam a um questionário estruturado e suas respostas auxiliaram nas descobertas que atentaram para a questão lançada por este trabalho.

Com o objetivo de identificar os possíveis estilos de liderança associados à assessoria secretarial, área de atuação de profissionais de Secretariado Executivo, apontada pela Lei de regulamentação da profissão, inicialmente, apresenta-se um pequeno histórico da profissão de secretariado e as áreas de atuação por ele exercidas, discute-se os possíveis estilos de liderança aplicados ao âmbito secretarial, correlaciona-se estes estilos com o profissional de secretariado enquanto assessor e levantam-se os resultados da pesquisa para que seja exemplificado de forma prática à aplicação de estilos de liderança ao trabalho diário de um Profissional de Secretariado Executivo.

2. Histórico da profissão de Secretariado Executivo

A profissão de Secretariado Executivo tem suas bases ainda na antiguidade com a atuação dos escribas, que exerciam domínio sobre a escrita e demais habilidades e conhecimentos exigidos pela sociedade da época. Assim, por terem habilidades de assessoramento através da escrita, esses antigos profissionais são tidos como os antecessores dos Secretários Executivos, conforme afirma Júnior (2009, p.81):

Por isso, várias profissões têm no escriba alguns indícios de seu princípio histórico. Entretanto, em nenhuma delas isto acontece tão intensamente quanto no Secretário, pois, em qualquer das atividades realizadas pelo escriba, seu marco principal era o ato de assessorar. E, sobretudo, assessorar na perspectiva de um profissional de confiança, cujo sigilo das informações era crucial para o sucesso de trabalho de seus líderes.

Como se percebe na citação anterior, uma das áreas de atuação dos antecessores dos profissionais de Secretariado Executivo remete à área de assessoria.

Com o passar do tempo, a profissão foi se destacando no mercado de trabalho. O ingresso das mulheres na atuação profissional decorreu após as Guerras Mundiais, ocasionada pela falta de mão de obra masculina, as mulheres foram em busca de espaço. Sobre isso, Júnior (2009, p. 98) discorre: “No Brasil, [...] após o período pós-guerras mundiais a profissão de Secretariado iniciou uma crescente difusão e organização, sendo exercida principalmente por mulheres”.

Nesta época, a atuação das secretárias era apenas de executora de tarefa determinadas pelos chefes. Entre essas tarefas, a Secretária fazia anotações de recados transmitidos por telefonemas e serviam cafezinho aos visitantes.

Um dicionário datado de 1947 define a profissão: “Secretário: uma pessoa empregada por um corpo público, ou por uma companhia ou por um indivíduo, cabe a ela escrever ordens, cartas e registros, documentos públicos ou privados...” (MERRIAM-WEBSTER, 1947 apud SABINO; ROCHA, 2004, p. 9).

Esse perfil profissional foi se transformando de acordo com as crescentes mudanças nas formas de administrar e com as rápidas inovações tecnológicas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com