TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrada ao desenvolvimento sustentável do grupo Pão de Açúcar

Seminário: Estrada ao desenvolvimento sustentável do grupo Pão de Açúcar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Seminário  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO CAETANO DO SUL

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Trabalho apresentado pela aluna do curso de Pedagogia como parte dos requisitos para o complemento da Disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Orientadora: Priscila Pereira Silva.

SÃO CAETANO DO SUL

2012

Introdução

A maioria das pessoas ainda não sabem o que significa a palavra sustentabilidade. Algumas pessoas acreditam que sustentabilidade é algo ligado a preservação do meio ambiente. É correto pensar desta forma, porém sustentabilidade não significa apenas isto.

Varias empresas atualmente no Brasil se preocupam com o futuro do nosso planeta e com isso adotaram alternativas sustentáveis.

Neste trabalho falarei a respeito do Grupo Pão de Açúcar, citarei as ações sociais e socioambientais que são desenvolvidas por eles.

Grupo pão de Açúcar

Reciclagem

Os postos de reciclagem do Grupo Pão de Açúcar é referência em programa de sustentabilidade por gerar benefícios ambientais, sociais e de relacionamento com o cliente e também com fornecedor. Estes postos de reciclagem estão presentes no Pão de Açúcar e Extra.

O Pão de Açúcar foi a primeira rede de mercados a disponibilizar para as pessoas pontos de entrega para material reciclado, como (papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado) nas lojas.

O Extra e o Pão de Açúcar firmaram parcerias com duas empresas a Unilever e a H2OH! para expandirem as estações de reciclagem.

Além desta parceria o Pão de Açúcar também firmou parceria com o Centro Universitário Positivo (UNICENP), do Paraná, onde lançou um programa inovador de reciclagem, a caixa verde, que possibilita ao cliente descartar as embalagens de papel no momento de passar as suas compras pelo caixa. Os clientes podem descartar por exemplo: Embalagens de tubos (Creme dental, etc...), embalagens promocionais (Leve 3 e pague 2). Enfim, tudo que seja de papel e esteja livre de resíduos de alimentos.

Existe também no Grupo Pão de Açúcar o Alô Recicle em parceria com a Nokia, onde foi criado urnas para o descarte de celulares, baterias e acessórios, também para serem encaminhados para a reciclagem.

Ciclo verde Taeq

Desenvolvido pela marca Taeq, o ciclo verde tem por objetivo o reaproveitamento do papel que começa e termina na gôndola dos supermercados. O material que é coletado nos pontos de reciclagem é levado para as cooperativas de reciclagem e são transformados em papel cartão para depois fazer novas embalagens e posteriormente retornarem as gôndolas.

Nestas novas embalagens são escritas mensagens de incentivo ao consumo responsável e eco eficiência.

Estes programas além de destinar os materiais para um lugar correto, beneficia as cooperativas e gera renda aos trabalhadores.

Embalagens

O Grupo Pão de Açúcar foi a primeira loja de varejo a disponibilizar a venda de sacolas retornáveis, contribuindo para a diminuição do consumo de sacolas plásticas.

Recursos Naturais

Água

Para reduzir o desperdício no consumo de água, o Grupo Pão de Açúcar tem a sua disposição um monitoramento, onde é possível verificar o que é consumido diariamente nas lojas e permiti agir com rapidez caso haja um vazamento.

Energia

Cada loja possui um Comitê Interno de Controle de Energia (CICE). O objetivo é diminuir o consumo de energia. Em algumas lojas foram substituído equipamentos de menor consumo, como: Sistema de ar-condicionado, para de aspersão de água, sistema de iluminação nas lojas por lâmpadas e reatores mais eco eficientes, entre outros.

Efluentes e Resíduos

O Grupo Pão de Açúcar gera efluentes apenas no funcionamento das sedes administrativas. Foi implantado a cerca de quatro anos um projeto piloto de tratamento de esgoto diferenciado. Nesse processo é aplicado um produto biológico 100% natural, que é comporto por micro-organismos que reduzem a gordura presente nas caixas e assim resulta na diminuição do odor, insetos e também o entupimento nas tubulações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com