TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Análise Das Demonstrações Financeiras

Ensaios: Estrutura E Análise Das Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  4.809 Palavras (20 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo principal a compreensão da estrutura das Demonstrações Financeiras, como também elaborar e compreender duas técnicas básicas de análises das demonstrações financeiras: Análise Vertical e Análise Horizontal do Balanço Patrimonial e das Demonstrações do Resultado do Exercício, realizando as comparações dos resultados dos anos de 2009 e 2010 da Empresa Natura Cosméticos S.A,.

Para a elaboração deste trabalho, a metodologia utilizada se deu por meio de pesquisas bibliográficas e debates entre os componentes do grupo.

Resumo: Estrutura das Demonstrações Financeiras

A Contabilidade é uma ciência social que estuda a riqueza patrimonial das entidades, sob os aspectos quantitativos e qualitativos, tendo como objetivos a geração de informações e a explicação de fenômenos patrimoniais, possibilitando o controle, a análise, a avaliação, o planejamento e a tomada de decisões.

A Contabilidade é um importante instrumento que auxilia nas tomadas de decisões das organizações, pois além de coletar os dados monetários, mensurá-los e registrá-los, irá sumarizá-los em formas de relatórios, que podemos chamar de Demonstrações Financeiras.

A Lei n° 6.404/76, que dispõe sobre as Sociedades por Ações e é conhecida como a Lei das S.A., define as Demonstrações Financeiras como sendo relatórios contábeis que retratam o Patrimônio da empresa, assim coo a sua situação econômica-financeira. Esta lei rege também, de forma geral, os profissionais de Contabilidade e de Administração em suas práticas relativas às Sociedades Limitadas.

“Art. 176 ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

I – balanço patrimonial

II – demonstrações dos lucros ou prejuízos acumulados; e

III – demonstrações dos resultados do exercício; e

IV – demonstrações dos fluxos de caixa; e

V – se companhias aberta, demonstrações do valor adicionado [...]”

Todas as demonstrações financeiras são de suma importância, porém o tratamento destas demonstrações varia de acordo com o tipo de constituição das sociedades empresariais. Para o desenvolvimento deste trabalho, escolhemos duas demonstrações financeiras, que são consideradas as mais importantes para todas as empresas, que por meio de suas análises é que se consegue visualizar todos os componentes e fatos ocorridos que provocam alterações no patrimônio das empresas: Balanço Patrimonial e Demonstração do resultado do Exercício (DRE).

O Balanço Patrimonial (anexo 1) é a demonstração contábil mais conhecida e utilizada, está destinada a evidenciar quantitativa e qualitativamente, num determinado período, o patrimônio e composição do patrimônio líquido das entidades.

Essas demonstrações devem ser estruturadas de acordo com os preceitos da Lei n° 6.404/76 e segundo os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade.

No Art. 178 da Lei n° 6.404/76, define que “as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia”.

O Balanço Patrimonial está dividido em três grupos de contas: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, qual também estão subdivididas em subgrupos de contas.

Segundo a Lei das S.A. no Art. 178, §1°, estabelece que no ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

• ATIVOS CIRCULANTES – são os recursos financeiros que se encontram à disposição imediata da entidade, compreendendo os meios de pagamentos em moeda e em outras espécies, os depósitos bancários à vista e os títulos de liquidez imediata;

• ATIVOS NÃO CIRCULANTES – representa todos os bens e direitos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade ou adquirida para este fim. É composto por:

 Ativo Realizável a longo prazo, que são realizáveis após o término do exercício, ou seja, são convertidas em dinheiro após 360 dias ou mais, da realização do balanço.

 Investimentos, são participações permanentes em outras empresas e os bens e direitos que não se destinem a manutenção das atividades da companhia ou empresas.

 Imobilizado, são os bens e direitos, tangíveis e intangíveis na consecução das atividades.

 Intangível, são direitos que tenham por objetivos bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive a fundo de comercio adquirido.

No § 2°, do Art. 178 da Lei 6.404/76, estabelece que no Passivo as contas são classificadas em:

• PASSIVO CIRCULANTE – são as obrigações conhecidas e os encargos estimados da empresa cuja liquidação se espera que ocorra dentro do exercício, ou seja, no prazo de 360 dias.,

• PASSIVO NÃO CIRCULANTE - são as obrigações conhecidas e os encargos estimados da empresa cuja liquidação deverá ocorrer em prazo superior ao clico operacional, ou seja, no prazo superior a 360 dias.

O Patrimônio Líquido, segundo § 3° do Art. 178 da Lei 6.404/76, representa os recursos próprios da entidade e o seu valor é a diferença entre o total do Ativo e o valor total do Passivo. Este é composto por:

• CAPITAL SOCIAL – que são os investimentos efetuados na empresa pelos proprietários e os decorrentes de incorporações de reservas e lucros.

• RESERVA DE CAPITAL – são constituídas com valores recebidas pela empresa que não transitam nas contas de Receitas ou Despesas.

• AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL – são expressos os valores que registram a diferença entre o valor de compra de ativos e os seu valor de mercado.

• RESERVAS DE LUCROS – são constituídas pela apropriação de lucros da companhia.

• AÇÕES EM TESOURARIA – representam valores de ações da própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com