TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturalismo

Seminário: Estruturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Seminário  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  428 Visualizações

3) Organização em três níveis: Centro, Semiperiferia e Perifeira.

- A luta de classes emana do relacionamento entre esses níveis.

- A camada média: o topo busca assegurar sua existência e a base busca sua destruição.

- Essa luta (pela existência da camada média) ocasiona o surgimento, consolidação, desintegração e reformulação das classes, à medida que o capitalismo evolui e se desenvolve.

- Visão decorrente da ampliação do conceito de centro e periferia da CEPAL. A internacionalização das classes; o peso no processo produtivo do capitalismo.

• Hopkins: A evolução do Sistema Mundial ocasionou o estabelecimento de uma classe capitalista mundial organizada, em contraste com alianças entre burguesias nacionais.

• Wallerstein: A preocupação com a estrutura transcendia as fronteiras dos Estados nacionais e tentava explorar as raízes da economia capitalista mundial.

• Críticas da Teoria Estruturalista

- Pouco foi feito para explicar o surgimento da ação de classe a partir da consciência de classe.

- Apesar da importância dos estudos da estrutura do poder, tanto o estruturalismo econômico quanto o politico continuam inadequados:

1) Econômico: limita o Estado a uma concepção superficial; projeta uma inevitabilidade econômica para crises que a politica não deveria ser capaz de abrandar, mas o faz.

2) Político: concentra-se nas instituições ideológicas e repressivas que sustentam o capitalismo. Reincide no abstracionismo e na superdeterminação estruturalista.

- O estado se torna onipresente, despojado de localização institucional, fronteiras visíveis ou mesmo de luta política.

- há um funcionalismo estéril, no qual o enfoque estruturalista pode levar somente à politica anarquista ou aos piores tipos de reformismo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com