TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudantes que são deficiências intelectuais com o prêmio.

Artigo: Estudantes que são deficiências intelectuais com o prêmio.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2015  •  Artigo  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

A sala de CAGECPM na EMEB Viriato Correia é formada por 27 alunos sendo um deficiente Intelectual com laudo.

As regiões de origem destes alunos são em sua maioria Nordeste com os Estados da Bahia, Paraíba, Ceará, Piauí, apresentando também educandos oriundos da região Sudeste, mais precisamente de Minas Gerais e São Paulo.

Os alunos em média estão aproximadamente entre 1 ano, 15 anos e 30 anos domiciliados no município de São Bernardo do Campo, São Paulo, tendo migrado em busca de melhores oportunidades de trabalho e condições de vida, a passeio e contraindo matrimônio, permanecendo aqui pelo mesmo motivo. Alguns constituíram família, outros deixaram as suas no estado de origem, mas sempre viajam para visitá-los e, frequentemente, permanecem meses por lá.

O trabalho informal é predominante. As profissões se apresentam de forma diversificada, tais como: auxiliar de limpeza, reforma geral, pintor industrial, vendedora, diarista, pedreiro, metalúrgico, carpinteiro, manicure, cabelereiro. Apenas 3 alunos na turma são devidamente registrados. A média salarial gira em torno de 1 salário mínimo, chegando ao máximo de 2.500,00 reais. No perfil desta sala encontramos ainda, 2 alunos como empreendedores individuais com oficina de costura e gráfica com prestação de serviços.

Quanto ao estado civil a maior parte encontra-se divorciado, na sequencia solteiros, casados e viúvos. Grande parte dos alunos possui uma média de 1 a 4 dependentes por família.

A memória da vida escolar não é algo que todos os alunos se sintam bem ao relatar. Todos tentaram ir à escola, porém não acompanharam por diversos motivos, tais como, distância até a escola (viajava léguas e atravessava rios), necessidade de trabalhar para sustentar a família, evasão por não aprender a ler e escrever, acabava o caderno e não havia dinheiro para comprar outro, a tia ensinava e recebia do governo para isso, a família mudava de residência com frequência, entre outros fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com