TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO HSBC É MULTADO EM 67,5 MILHÕES POR ESPIONAR FUNCIONÁRIOS AFASTADOS

Trabalho Escolar: ESTUDO DE CASO HSBC É MULTADO EM 67,5 MILHÕES POR ESPIONAR FUNCIONÁRIOS AFASTADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO DA TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANO

Mayres da silva araujo

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

ESTUDO DE CASO HSBC É MULTADO EM 67,5 MILHÕES POR ESPIONAR FUNCIONÁRIOS AFASTADOS

São José dos Campos

2014

JACIARA APARECIDA AMORIM DA SILVA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

ESTUDO DE CASO HSBC É MULTADO EM 67,5 MILHÕES POR ESPIONAR FUNCIONÁRIOS AFASTADOS

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão da Tecnologia em RH da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de, Sistemas de Informação,Economia e Modelo de Gestão, Ética, Política e Sociedade.

Profs:Henri T. Nonaka,Joenice L. Santos, Mônica Maria Silva e Marcia Bastos.

Tutora eletrônica: Patricia Juliana Dorigon Bovo

Tutor(a) de sala: Robson Yuki Imamura

São José dos Campos

2014

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO................................................................................4

2- DESENVOLVIMENTO....................................................................5

3- SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO.................7

3.1- BENEFÍCIOS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO

CONHECIMENTO..............................................................................7

3.2- PROBLEMAS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO

CONHECIMENTO..............................................................................8

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................9

5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................10

1- INTRODUÇÃO

Fomentar e preservar os direitos humanos/legais, sobretudo no que refere-se a evolução da Sociedade da Tecnologia e Informação, quanto aos seus benefícios e malefícios, sem ferir a dignidade humana, valores morais/ éticos garantido-nos uma Sociedade democrática e Livre.

A desproporção da relação custo/benefício das investigações privadas que o HSBC realizou, é evidente levando-se em conta que, por força de uma suspeita de fraude, que alguém poderia estar realizando atividades “extra-banco”, 152 trabalhadores foram investigados, tiveram suas vidas devastadas e seus direitos fundamentais à intimidade e a vida privada, brutalmente violadas.

Invasão de privacidade, violação da Intimidade, violação da honra, da imagem das pessoas, da dignidade da pessoa humana, quantos desrespeitos o banco fez, sem se importar com os Investigados.

2- DESENVOLVIMENTO

Acredito que nos tempos atuais a tecnologia da informação e do conhecimento tem sido o diferencial das empresas que as possuí, com tanta concorrência, desde que não desrespeite a dignidade humana.O método de Gestão da HSBC pra controles de números versus colaboração à empresa e sociedade, concerteza não só desrespeitou os preceitos legais como os Direitos humanos de seus funcionários investigados.

Compreendo que elementos ligados á luta contra fraudes no sistema privado ou público permanecem obscuro e impuni, mas ressalto que os critérios adotados pelas empresas devam ser legais públicamente. Nós precisamos ter uma democracia que funcione e fico preocupada com a possibilidade de não mais confiar em disponibilizar os meus dados pessoais para fins benéficos por conta da espionagem. As empresas devem obter as informações e o conhecimento de modo lícito, para uso legitimo com propósitos unicamente profissionais, não compreendi como sendo de cunho profissional e legitimidade das informações coletadas durante as investigações da HSBC.

O ato de espionar foi e é muito praticado por: Nações, grupos, guerrilheiros em guerra e/ou guerrilha, com propósito de obter as informações de caráter secreto ou confidencial, sobre governos ou organizações, sem a autorização destes, para alcançar certa vantagem militar, política, econômica, tecnológica ou social.Não é novidade, aliás espionar funcionários é pratica de muitas empresas e instituições e ocorre de vários modos: na internet, telefones, celulares, carros corporativos, celulares coorporativos, até na hora do lazer com a família e pior no bate papo informal no horário do almoço, no lazer do ADC das empresas, para descobrirem o que os funcionários pensam sobre colegas de trabalho, seus superiores, até mesmo sobre a empresa, suas políticas e seus valores.

O que mais me choca nessa matéria, além do fato que o banco investiga os seus funcionários ilegalmente, é que a penalidade sofrida por esta, será paga ao poder judiciário, os funcionários investigados e que foram as vítimas, não receberão centavo algum da sentença deste processo, cabendo a cada um deles se quiserem acionar a justiça individualmente, para conseguir alguma reparação.

Se todos executassem a ética que possuim e inspirassem os valores morais expectados pela sociedade, não precisariamos do direito.Todos utilizariam o bom senso e a sociedade seria harmoniosa e justa. Se há profissionais solicitando e utilizando atestados falsos, até mesmo obtendo afastamentos ou licenças indevidamente, então pode uma empresa fazer o que quiser com a privacidade alheia, inclusive violar domicílios?Um erro não justifica e nem corrigi um outro. Compreendo as razões, mas não os meios adotados pela HSBC, pois se assim for, então não precisariamos do Código penal.Seria mais adequados controles dentro da legalidade. No Brasil quando se fala em direitos, apenas um lado é observado, falta proporcionalidade. A justiça precisa ter uma balança equilibrada, e não deveria existir o mais forte ou o mais fraco e sim o “justo”.

Caso como esse, deveria motivar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com