TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Sobre Durkheim

Dissertações: Estudo Dirigido Sobre Durkheim. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 2

1) Por que Durkheim pode ser considerado um autor positivista?

Durkheim, como os positivistas, enxergava a sociedade como um grande organismo, regido por leis naturais, e por tanto passível de uma análise através de categorizações análogas as das ciências biológicas. O autor em questão se apoiava no uso dos métodos baseados nos das ciências da natureza para a comprovação empírica, de uma perspectiva tida como única e correta, e limitava-se a apenas observar e explicar os fenômenos, sem alterá-los.

2) Relacione os conceitos de divisão social do trabalho e de solidariedade social em Durkheim.

A coesão social para Durkheim depende da solidariedade social, que no limite é a coesão inter individual, e que se dá de duas formas, através da similaridade entre os nichos sociais do indivíduos (solidariedade mecânica) ou então pela complementaridade dos perfis sociais existentes (solidariedade orgânica), sendo essencial nesse segundo tipo, que hajam perfis o mais diversos possíveis. A divisão social do trabalho por sua vez gera a especialização, o que leva à diversificação dos perfis, que por conseguinte, capacitam-se a complementação entre eles.

3) Relacione a divisão social do trabalho e moral em Durkheim.

Para Durkheim, a moral é o conjunto de regras pelas quais a sociedade é regida, ao passo que a divisão social do trabalho é a forma como essa sociedade se organiza para seu funcionamento dinâmico. Tanto a moral quanto a divisão social do trabalho são essenciais prara o funcionamento da sociedade para que esta funcione como um organismo sem descompassos (anomias), pois a moral funciona como delimitadora das relações que se processão no âmbito social, funcionando como uma membrana, ao passo que a divisão social do trabalho teria uma função análoga à do esqueleto, sendo a sustentação a ser preenchida pelas relações sociais. Estas duas organizações sociais são dialéticas, uma afetando e alterando a outra, funcionando como sistemas dentro do organismo que é a sociedade.

4) Como poderíamos avaliar o “problema das drogas” com categorias durkheimianas?

Seguindo o pensamento de Durkheim, o problema das drogas deve ser avaliada através de uma analise empírica baseada na observação e na comparação, e em cima de dados que comprovem uma determinada anomia, que é algo anormal ao equilíbrio da sociedade. Essa anomia se dá quando há alteração nos valores de números de usuários (por exemplo) de drogas, essa alteração tanto crescente quanto decrescente desses usuários indica um problema na sociedade, o que impulsiona a divisão do social do trabalho a produzir novos campos ou pessoas que ocupariam o cargo ou as funções, de concertar essa anomia fazendo que a moral possa aceitar e assim absorver essa anomia ou então expelir essa anomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com