TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Teoria E Pratica Jurídica

Pesquisas Acadêmicas: Estudo Dirigido Teoria E Pratica Jurídica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

1. São os métodos de raciocínio Dedutivo e Indutivo.

- Dedutivo → conclusão particular, própria da situação em questão

- Indutivo → conclusão geral

2. O raciocínio provém de ideias convergentes a um pensamento lógico a compreensão humana e o conhecimento é específico atinente a uma área de atuação.

3. O conhecimento científico é baseado em raciocínio lógico mas principalmente na fundamentação específica que o estudo aprofundado proporciona. O filme Meu nome não é Jack, exemplifica que um raciocínio lógico sem o conhecimento jurídico apropriado não é suficiente para uma boa argumentação e convencimento.

4. A Lógica Formal preocupa-se, basicamente, com a estrutura do raciocínio. Lida com a relação entre conceitos e fornece um meio de compor provas de declarações. Os conceitos são rigorosamente definidos e as sentenças transformadas em notações simbólicas.

A Lógica do Razoável utilizado frequentemente no Poder Judiciário (julgamento de processos). Consiste em um conceito lógico baseado em algo justo e razoável. Fundamentada em características sociais, econômicas e legais.

5.

6. Sistema Jurídico

Ordenamento Jurídico é a disposição hierárquica das normas jurídicas (regras e princípios), dentro de um sistema normativo, cumprindo à CF o papel de preponderância - ou seja – o ápice, ao qual todas as demais leis devem ser compatíveis material e formalmente. De acordo com a pirâmide de Kelsen, a CF está localizada no topo, enquanto as demais normas ( lei ordinária, Lei complementar, decreto , portaria, ordem de serviço...) estão abaixo, dispostas conforme a hierarquia entre elas. Em suma, o ordenamento jurídico é um conjunto hierarquizado de normas jurídicas (regras e princípios), as quais disciplinam coercitivamente as condutas humanas, com a finalidade de buscar harmonia e a paz social.

7. Common Law e Civil Law

Civil Law é a estrutura jurídica oficialmente adotada no Brasil. O que basicamente significa que as principais fontes do Direito adotadas aqui são a Lei, o texto.

Common Law o Direito se baseia mais na Jurisprudência que no texto da lei. Jurisprudência, caso esteja em dúvida, trata-se do conjunto de interpretações das normas do direito proferidas pelo Poder Judiciário.

11. Sim, pois a Proporcionalidade e a Dignidade da pessoa humana são princípios fundamentais constantes no Art 5º, da CF/88, pois retratam a ponderação de interesses, utilizando a razoabilidade fundamentando a argumentação em características sociais, econômicas e legais, visando o justo e correto.

14. a)Pode-se utilizar de conceitos lógicos, baseado em algo justo e razoável, fundamentandos nas características sociais, economicas e legais.

b) Lógica do razoável.

15. Podem e devem ser utilizadas pelo profissional das ciências jurídicas com a finalidade de apresentar e expor suas ideias partindo de raciocínios jurídico-argumentativos munido da técnica do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com