TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido - Teorias da Personalidade

Por:   •  25/2/2016  •  Exam  •  4.808 Palavras (20 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 20

Estudo dirigido

SIGMUND FREUD

1) Qual o fundamento/lógica da técnica inicial de Freud, caracterizada pela pressão da mão na cabeça do paciente e o relato de suas experiências na infância? O que levou Freud a rever a referida técnica?

                Neste procedimento altamente sugestivo, Freud quando colocava a mão na cabeça do paciente e dizia para ele que no momento em que relaxasse a pressão algo viria à mente da pessoa, e esse pensamento seria algo fundamental para a investigação do paciente.Muitas vezes através desse procedimento os pacientes reproduziam cenas da infância em momentos que foram seduzidos por um adulto. Porém, Freud não possuía evidências claras de que esses relatos eram reais ou apenas fantasias. Nesse momento, Freud acreditava está identificando pela primeira vez o complexo de Édipo. Gradualmente Freud foi adotando uma técnica psicoterápica mais passiva.

2) O que caracteriza a transferência positiva e a transferência negativa? Quais os aspectos que devem ser levados em consideração em ambos os tipos de transferência?

                A transferência é vital para a psicanálise. Nela, o paciente transfere para o seu terapeuta sentimentos sexuais ou agressivo da maneira como se sentiam com seus pais. A transferência positiva resume-se quando esses sentimentos revivem, em diferentes graus, experiências da infância dentro de um clima não ameaçador. Por outro lado, a transferência negativa é manifestada de forma hostil e deve ser reconhecida pelo terapeuta para que ele explica a seu paciente de maneira que ele supere qualquer resistência que possa haver ao tratamento.

3) O que define a livre associação?

                É a técnica em que o terapeuta permite ao paciente que ele fale livremente o que lhe vem à mente no momento da psicoterapia, independentemente da natureza do pensamento.

4) O que é a catarse?

                É o processo usado em terapia por Freud que remove ou reduz os transtornos psicológicos por meio da expressão verbal cerca dos problemas.

5)Como era utilizada a análise de sonhos na psicanálise? Qual seu fundamento e características?

                A análise de sonho visava transforma o conteúdo onírico manifesto em um conteúdo latente de maior importância. Freud dizia que os sonhos eram formados no inconsciente e que procuravam um caminho até o consciente, mas devido aos “censores”, os sonhos disfarçavam-se para que pudesse então se manifestar, ou de forma condensada, quando o conteúdo manifesto não é tão extenso quanto o latente, indicando que ele foi abreviado e a manifestação por deslocamento, onde a imagem do sonho é substituída por outra ideia. O conteúdo manifesto é a descrição superficial do sonho pelo indivíduo, enquanto o conteúdo latente possui um significado de natureza inconsciente. Freud acreditava que os sonhos na sua maioria expressavam realizações de desejos O método de interpretação de Freud baseava-se de duas formas. O primeiro pedia-se ao paciente que relatasse o sonho e todas as associações possíveis a ele. No caso de o paciente não conseguir realizar essas associações, Freud utilizava o segundo método que era os símbolos do sonho, na tentativa de encontrar elementos inconscientes subjacentes em relação ao conteúdo manifesto do sonho.

6) Quais os sonhos mais comuns que caracterizavam a ansiedade, segundo Freud?

                O sonho constrangedor de nudez ou de estar vestido inadequado na presença de desconhecidos, o sonho da morte de uma pessoa amada e o sonho ser reprovado em um teste.

7) O que seriam atos falhos?

                Eram os lapsos de linguagem, como leitura errada, audição incorreta, perda de objetos, esquecimentos temporários de nomes ou intenções que revelavam intenções inconscientes.

8) Quais limitações do tratamento psicanalítico, segundo entendimento do próprio Freud?

                Havia dificuldades substanciais em testar os pressupostos de Freud. Era quase impossível verificar a teoria freudiana. Não era possível, dado à natureza flexível da teoria da personalidade de Freud, organizar o conhecimento em uma estrutura significativa. Por ser tão abrangente, sua teoria não poderia servir com uma guia para a solução de problemas práticos do dia a dia. Apesar de ser uma teoria internamente coerente, em qualquer ponto no tempo, alguns termos específicos sofreram menos rigor científico. E finalmente, a psicanálise não é uma teoria simples ou parcimoniosa.

9) Estudos neurológicos indicam que lesões no lobo frontal costumam diminuir a inibição das pessoas. Como podemos relacionar tais estudos com a teoria freudiana?

                De acordo com a segunda tópica de Freud, o Superego possui a função de inibir os impulsos do Id. Quando ocorre uma lesão no lobo frontal há um aumento nos impulsos que buscam prazer relacionado diretamente com o Id, pois de acordo com estudos recentes, há fortemente uma conexão com essa região lesionada e a regulação dos impulsos, segundo Freud, o Superego.

CARL JUNG

10) Jung definiu uma classificação para atitudes e tipos psicológicos. Como seria essa classificação e qual importância de seu uso na psicoterapia?

                Os tipos psicológicos são desenvolvidos a partir das atitudes e das funções. As atitudes podem ser extroversão, quando a atitude do indivíduo e sua energia psíquica estão voltadas para o exterior, enquanto a introversão volta-se para o interior. Quanto as funções, elas podem ser  pensamento, que é a atividade lógica que produz uma sequência de ideias; o sentimento, que é o termo usado para descrever o processo de avaliação de uma ideia; a sensação, que é a função que recebe estímulos físicos e os transmite para a consciência perceptiva e; a intuição, que envolve elementos percebidos além do trabalho da consciência. As atitudes e os tipos psicológicos são úteis para a psicoterapia para que o paciente seja melhor compreendido, o que irá facilitar o trabalho do terapeuta.

11) A terapia, segundo Jung, teria momentos definidos, como a confissão de um segredo patogênico, a elucidação de causas das neuroses, a educação de pacientes como seres sociais e, por fim, a transformação. Explique e discorra a respeito de cada um desses momentos.

                A confissão de um segredo patogênico é um método catártico, ou seja, buscar a cura pela expressão verbal, porém essa técnica só será efetiva apenas com pacientes que possuem a necessidade de compartilhar seus segredos. A elucidação tem objetivo de tornar compreensível ao paciente levando a ele uma interpretação e explicação a respeito de suas neuroses, embora eles ainda possam ser incapazes de resolver problemas sociais. Na educação de pacientes como seres sociais Jung, utilizava a mesma técnica introduzida por Adler, que procurava aumentar a coragem, a autoestima e o interesse social do paciente. Sobre isso, Jung lamentava que essa abordagem com frequência não tornava os pacientes socialmente educados, mas apenas bem adaptados. Finalmente, a transformação para Jung consistia em que o terapeuta deveria tornar-se uma pessoa saudável, se possível a psicoterapia. O terapeuta só seria capaz de ajudar o paciente se ele se transformasse e adotasse uma filosofia de vida, avançando assim na direção da individuação, da totalidade ou da autorrealização. A transformação é especialmente empregada em pacientes que estão na segunda metade da vida e preocupados com o self interno, além de problemas morais e religiosos com dificuldades de encontrar uma filosofia de vida unificadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (223.8 Kb)   docx (54.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com