TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido- teorias do joralismo

Por:   •  11/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

ESTUDO DIRIGIDO

Estudo dirigido entregue ao Professor Dr. Luiz Ademir de Oliveira, pela graduanda Isadora Rufo do curso de Comunicação Social - Jornalismo, como parte das exigências do curso.

Minas Gerais

São João Del-Rei, 02 de Junho de 2016.

Estudo Dirigido:

Questão 1 - Quais as características do chamado paradigma da unilateralidade que marcou os primeiros estudos da comunicação?

Até a década de 70, a área de comunicação era marcada por uma visão linear em que o público receptor não era levado em conta, essa era a Teoria Hipodérmica. Foi uma corrente que se prendeu em entender o regulamento de transmissão sem pensar em como o ouvinte iria reagir ao fatos, desconsiderando também a presença de líderes formadores de opinião na sociedade, ou seja, ignoravam que o paradigma era circular. Essa corrente ocorreu no começo do século XX, quando a população estaria deslumbrada com mídias como rádio e televisão, sendo alienada por estas, evitando assim o surgimento de discussões e formação de opinião dos telespectadores. Considerava então a sociedade como uma massa homogênea e manipulável, que recebiam a mesma mensagem ao mesmo tempo.

Questão 2 - Aponte os principais pontos da Escola Americana.

Entre os anos 30 e 50, período de grandes guerras, os estudos modernos sobre a comunicação, principalmente nos Estados Unidos, tiveram seu início e crescimento. Era atribuído maior atenção dos estudos às determinação dos efeitos da propaganda veiculada pelo cinema, imprensa escrita, rádio e a partir dos anos 40, pela televisão.

A conjuntura dos estudos da Escola Americana eram basicamente de perspectiva behaviorista ou comportamentalista, dominante localmente. Muitas vezes com o auxílio de instituições militar, política, religiosa, ou a pedido de empresas de jornalismo, procuravam descobrir os mecanismos de finalidade e determínio da manipulaçao das opiniões e da influência sobre as mudanças de atitudes, comportamento, para assim poderem utilizá-la e combate-la em função de causas econômicas, éticas ou políticas.

Tal estudo foi criticado por teóricos, grande parte deles Europeus, que o diziam ser fragmentada, imediata, visando atender ao interesse mercadológico, ou seja, de fácil manipulação e atribuição de grande poder aos meios de comunicação de massa.

Questão 3 - Diferencie as 4 correntes teóricas da Escola Americana de forma sucinta - Teoria Hipodérmica, Abordagem Empírico-Experimental ou da Persuasão, Abordagem Empírica de campo e Teoria Funcionalista.

Com a Teoria Hipodérmica, a sociedade é considerada como uma massa, que recebe a mesma mensagem ao mesmo tempo e a interpreta da mesma maneira. Já a Abordagem Empírico-Experimental considera o psicológico do indivíduo, ou seja, como cada um vai receber a informação, por isso direciona fortemente a mensagem para um público alvo. A Abordagem Empírica de Campo baseia-se na sociologia, dizendo que os efeitos da mídia são limitados e que a mensagem passa por diversos filtros de caráter social do indivíduo antes de ser absorvida por ele. Por fim, a Teoria Funcionalista, observa o objeto de estudo, questiona as funções que a mídia exerce na sociedade, investiga os conflitos que possam ser gerados por essa, tentando entender a função de cada meio comunicativo na problemática social.

Questão 4 - Sobre a Teoria Hipodérmica, aponte: (a) pressupostos da teoria; (b) conceito de sociedade de massa; (c) modelo de Lasswell; (d) críticas à teoria; (e) busque exemplos que evidenciem traços de atualidade da teoria com fenômenos de massa contemporâneos.

A Teoria Hipodérmica traz a uma mensagem de que algo lançado pela mídia é imediatamente aceito e espalhado entre todos os receptores, em igual proporção. É criado pressupostos em relação à esse modelo teórico baseados no fato de ter sido utilizado no período da duas guerras e assim, pelas experiências totalitárias da época, pôde ser visto a utilização do mass media, que é a divulgação em massa, onde o emissor é considerado “omnipotente” e consequentemente causa uma alienação no telespectador, sem se preocupar com a sua opinião, além de poder ser descrito como a teoria da propaganda em que o sentido da palavra “propaganda” seja compreendido em um sentido muito amplo em que há difusão não só de “comerciais”, mas de ideias em espaços editoriais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com