TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo da origem, desenvolvimento, organização e funcionamento das sociedades e culturas humanas

Abstract: Estudo da origem, desenvolvimento, organização e funcionamento das sociedades e culturas humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Abstract  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 2

CIÊNCIAS SOCIAISBacharelado

Legenda:Graduação

Graduação Tecnológica

É o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Ele analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura.

Mercado de Trabalho

O mercado tem aberto oportunidades para o cientista social, seja ele bacharel, seja licenciado. "Cresce a necessidade de profissionais capacitados dar tratamento e fazer análise técnica de dados sobre a sociedade brasileira, nos seus mais diversos setores", diz Manoel de Almeida Neto, coordenador do curso na PUC Minas. Daí a procura por profissionais com domínio de técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa, por parte de institutos de pesquisa. O setor público concentra o maior número de vagas. Os licenciados encontram espaço nas escolas de todo o país. Pesquisa do professor Almeida Neto com ex-alunos mostra que o governo federal é o maior empregador, seguido dos estados, do terceiro setor, do setor privado e das prefeituras. O setor de audiovisual também promete crescer. "Documentários sobre episódios a política brasileira mais recente têm demandado a contratação de cientistas sociais, para colaborar na pesquisa e no roteiro", diz Antônio Sérgio Rocha, professor de ciência política, do Departamento de Ciências Sociais da Unifesp. A maior demanda está nos grandes centros urbanos. "Na Amazônia, há um mercado crescente de ONGs que trabalham com populações indígenas e comunidades tradicionais, além de questões ambientais e alternativas econômicas, que buscam o cientista social", afirma Valéria Macedo, professora de antropologia no Departamento de Ciências Sociais da Unifesp.

Salário inicial: R$ 4.068,00 (fonte: Federação Nacional dos Sociólogos);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com