TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Estastístico Para Criação Funcionamento E Melhorias De Uma Empresa

Dissertações: Estudo Estastístico Para Criação Funcionamento E Melhorias De Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  3.203 Palavras (13 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução à Estatística

A Estatística é a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões. (LARSON, Ron. Estatística Aplicada. 4ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2010).

A Estatística é uma ciência que utiliza métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise, ou descrição, de dados de observação. Usando técnicas de coleta de informações por amostragem de pequeno ou grande porte é possível através de conceitos conhecidos da Estatística chegar a conclusões assertivas com relação ao modelo de informações que se deseja ter conhecimento, utilizada em diversos campos de atuação profissional, comercial, estudantil, referencial, etc, ela esta presente mesmo sem que seja percebida ou conhecida, de suma importância em áreas vitais, permite tomadas de decisões seguras e confiáveis.

Estatística Descritiva

É a parte de Estatística que procura somente descrever e avaliar um certo grupo, sem tirar quaisquer conclusões ou inferências sobre um grupo maior (PETERNELLI, Luiz Alexandre.Conhecendo o R. 1ª edição.Minas Gerais:UFV, 2011).

É um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. (Mann PS (1995) Introductory Statistics, 2nd Edition, Wiley).

É o ramo da estatística que envolve a organização, o resumo e a representação dos dados (LARSON, Ron. Estatística Aplicada. 4ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2010).

Basicamente descreve em palavras os dados coletados e tratados durante o estudo estatístico, fazendo afirmações referenciadas do estudo.

Diferenças entre os termos população e amostra

- população:

* coleção de todos os dados, resultados, respostas, medições ou contagens que são de interesse (LARSON, Ron. Estatística Aplicada. 4ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2010)

* é o conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação (BUSSAB, Wilton de O., e MORETTIN, Pedro A. Estatística Básica. 5ª edição. São Paulo: Saraiva, 2002)

* conjunto de todos os valores que descrevem o fenómeno que interessa ao investigador (PESTANA, Dinis. Introdução à probabilidade e estatística. 2ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, 2006)

- amostra:

* é um subgrupo de uma população (LARSON, Ron. Estatística Aplicada. 4ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2010)

* que é uma parte (subconjunto) da população (BUSSAB, Wilton de O., e MORETTIN, Pedro A. Estatística Básica. 5ª edição. São Paulo: Saraiva, 2002).

Exemplos de amostra:

aleatória simples, com ou sem reposição (cada elemento da população tem igual probabilidade de ser escolhido para caracterizar a amostra);

amostragem sistemática (após ordenada a população, seleciona-se a amostra probabilística);

amostragem por estágios múltiplos (envolve o uso de um tipo de amostragem aleatória em cada um dos seus estágios);

amostragem estratificada por cotas.

Pode-se dividir as técnicas de amostragem em vários tipos:

*REF: amostra (estatística) . In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-05-22].

- Amostragem probabilística - procedimento em que todos os elementos da população têm uma probabilidade conhecida e superior a zero de integrar a amostra;

- Amostragem não probabilística:

Amostragem intencional - amostragem não probabilística subordinada a objetivos específicos do investigador;

Amostragem não intencional - amostragem não probabilística regida por critérios de conveniência e/ou de disponibilidade dos inquiridos.

Os três métodos de elaboração de uma amostra mais utilizados no ensino básico e secundário são:

- Amostragem aleatória – todos os indivíduos da população têm uma mesma probabilidade de serem selecionados.

- Amostragem estratificada – selecionam-se aleatoriamente os grupos em vez dos indivíduos.

- Amostragem sistemática – a seleção é feita por uma regra ou um teste padrão aplicado à população.

Gráficos utilizados em Estatística:

Pode-se utilizar de vários gráficos para de forma visual demonstrar os dados coletados e tratados durante o estudo, são do tipo de colunas, barras, pizza, linhas e outros.

Do tipo colunas:

Do tipo barras:

Do tipo linhas:

Do tipo pizza:

Do tipo rosca:

Estudo para abertura de Empresa

Para não incorrer em erros mais comuns com empreendedores que buscam uma condição melhor de trabalho e vida, a necessidade de saber em que terreno se pretende pisar é primordial o conhecimento do ramo de atuação, a situação do mercado, a concorrência, publico alvo e outros fatores que podem fazer a diferença entre o sucesso e a falência do negócio.

Para ajudar na efetivação, no sucesso, na solidificação e principalmente no retorno financeiro do empreendimento, existem várias ferramentas e empresas que buscam dar apoio, orientação e acompanhamento desde o início do projeto a ser realizado, e dentre as ferramentas utilizadas para a estruturação do projeto, uma se destaca de maneira a não deixar dúvidas quanto a viabilidade e caminhos a seguir para a concretização do projeto, estamos nos referindo a Pesquisa de Mercado, que busca através de pesquisa de campo demonstrar o perfil do negócio a ser desenvolvido, mostrando as principais áreas de atuação, principais concorrentes, público alvo, dificuldades e chances de aprimoramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com