TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Nos Negocio

Ensaios: Etica Nos Negocio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.887 Palavras (12 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 12

É importante no dia a dia empresarial a análise do comportamento organizacional. Essa análise possibilita à empresa manter um ambiente saudável e com isso possibilitar seus colaboradores a desenvolverem seu potencial de negócio. Uma ferramenta imprescindível nos dias de hoje é o endomarketing, ainda mais conhecido por marketing interno. Ele possibilita aos administradores terem conhecimento maior sobre seus funcionários, sobre saber quem são, o que aspiram e como eles se sentem em relação à empresa. Atualmente o colaborador é encarado pela empresa como seu comprador interno, ou primeiro comprador, e isso possibilita que os administradores façam um “teste” com seus produtos antes de lançar no mercado. Esse é um processo que gera o comprometimento do colaborador.

Palavras Chave: Comportamento. Endomarketing. Contabilidade.

ABSTRACT

It is important in daily business analysis of organizational behavior. This analysis enables the company to maintain a healthy environment and thereby enable its employees to develop their business potential. An essential tool in today's internal marketing is also known for internal marketing. It allows administrators to have greater knowledge about their employees, about knowing who you are, what they aspire and how they feel about the company. Currently the developer is faced by the company as its domestic buyer, or first buyer, and this enables administrators to make a "test" with their product before launching on the market. This is a process that generates the commitment of the developer.

Keywords: Behavior. Endomarketing. Accounting.

1 INTRODUÇÃO

Na atualidade, temos questões que formulamos a nós mesmos com intuito de identificar um significado à palavra trabalho em nosso dia a dia. Já é comum ouvir na decorrência do tempo que trabalho e emprego já não significam mais a mesma coisa. Já se observa no mercado de trabalho uma busca incessante por empregos bem remunerados, sem pressão de chefes e com estabilidade. E a preferência ainda é que o cargo tenha pouco trabalho, ou seja, nesse caso, poucos afazeres.

Quando nos referimos à palavra trabalho, lemos no dicionário vários significados, mas para esse artigo destacamos a primeira, que fala sobre a aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar determinado bem, pois ao entender do pesquisador, é o conceito que melhor se aplica à palavra trabalho quando a remetemos para o interior das empresas, na figura do empregado, do trabalhador.

Desde os primórdios da civilização humana conhecida, o trabalhador sempre esteve presente, seja na forma do caçador que tinha por missão suprir as necessidades de alimentação, seja na forma do individuo que subia nas árvores para colher frutos com o mesmo fim. A evolução da humanidade andou junto com a evolução do trabalho, quando o homem pré-histórico aprendeu a plantar para sobreviver e largar a vida nômade que levara até o momento. Essa evolução, acompanhada do surgimento de tecnologias que foram criadas para facilitar o dia a dia do trabalhador, e em alguns casos até para substituir o trabalhador em tarefas perigosas à saúde e a integridade física do mesmo, está constante até os dias de hoje, pois é papel dos pesquisadores sempre achar uma maneira mais fácil, mais barata e mais eficiente de obter o máximo rendimento das pessoas inseridas no processo.

Nessa linha de pensamento, notamos que o trabalho sempre teve um papel importante dentro das diversas sociedades ao redor do globo terrestre. Fazendo uma leitura dos seus diversos significados, encontramos várias concepções oriundas das mais diversas áreas, além das ciências sociais, temos como base a Antropologia, Sociologia, Economia, Psicologia que se destacam entre todas.

E dentro de tudo isso temos várias etnias convergindo para uma única empresa e tendo que conviver com essas diferenças. O estudo do comportamento das organizações é importante para equalizar as diferenças e obter delas a maior produtividade possível, assim como transformar o ambiente num local agradável e motivador para se trabalhar.

2 O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional pode ser considerado um herdeiro simultâneo das relações humanas, psicologia, sociologia e teoria das organizações. Analisando as diferentes correntes da administração, Chanlat at al (1996) nos diz que

o comportamento organizacional apresenta-se hoje como uma imensa colcha de retalhos, um campo aberto a quase todos os ventos teóricos. Porque, além do ecumenismo aparente, completamente relativo sem sombra de dúvida, observa-se no interior desse conjunto teórico heterogêneo, mesmo heteróclito, a ocultação ou ausência de certas dimensões humanas [...]. Como as ciências administrativas, o campo do comportamento organizacional parece ter se desenvolvido até o presente isoladamente, negligenciando em larga medida os conhecimentos mais recentes [...].

Esse isolamento foi causado por dois fatores, sendo o primeiro a instalação do econômico, do quantitativo e das organizações como o dentro do universo e isso fez com que as sociedades esquecessem o resto. O segundo fator diz respeito a um recurso para um pensamento externo crítico que pode ameaçar a ordem organizacional estabelecida, ou seja, os empresários têm buscado seguir as visões que lhe são mais atrativas, mais cômodas.

Alvesson (1987), apud Chantal at al (1996) fala do interesse da psicologia organizacional:

[...] pela motivação e sua falta de interesse pelo simbólico no trabalho caracterizam bem sua orientação tecnocrática. Os objetos de estudo abordam questões estreitas e bem definidas, as respostas a estas questões constituem a base de um fragmento de engenharia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com