TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Nos Negocios

Monografias: Etica Nos Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

ÉTICA DOS NEGÓCIOS

O contador deve ter consciência de que todos os seus atos profissionais devem obedecer as normas aos princípios e aos valores que regem a sua profissão, sendo indispensável os valores éticos tais como, responsabilidade, honestidade e respeito por todos aqueles que se utilizam de seus trabalhos, o que faz com que as informações por ele prestada sejam de total transparência e confiabilidade.

No entanto, manter uma postura de ética em tempos em que o desejo das empresas, para alcançar maior nível de competitividade no mercado esta diretamente associado à redução de custos não é tarefa fácil, um exemplo disso foi a cervejaria SCHINCARIOL acusada de sonegar em meio empresarial; as fraudes contábeis evidenciam a responsabilidade do contador, tanto quando subordinado, tanto quando autônomo.

No desejo de aumentar seus lucros as empresas muitas vezes induzem os seus contadores a praticar atos que não estão de acordo com seus princípios éticos e contábeis. E, numa época em que aumenta o desemprego e a concorrência no mercado profissional o contador vê-se num dilema: aceitar as propostas oferecidas por seus clientes ou superiores e assegurar o seu emprego, ou recusar a ser fiel a ética e a moralidade.

No caso apresentado o contador agiu com intenção e consciência dos atos que estavam sendo praticado na empresa, tendo em vista que sua conduta é lesiva a outrem o mesmo será responsável do mesmo modo que a empresa.

A concorrência e a busca pela conquista do cliente no mercado são fatores comuns entre as atividades econômicas; a disputa pelo mercado não pode se transformar-se em competição desregrada. Em casos de disputas que provoquem ofensas ao colega, o profissional esta sujeito a penalidade no Código de Ética Profissional do Contabilista.

Nos dias de hoje os documentos entregue a contador devem ser questionados tanto pelo credor como o fisco a respeito dos números; este fato transfere a responsabilidade ao contador.

No entanto, seja qual foi a escolha contrariando ou não os princípios éticos, o contador age de forma consciente, especialmente com relação aos atos que pratiquem voluntariamente. As normas existem para serem cumpridas e aqueles profissionais que infringirem as determinações poderão sofrer as penalidades previstas.

A profissão contábil é regida pelo código de Ética Profissional do Contabilista que estabelece as seguintes penalidades conforme o capitulo V do Art. 12, sancionada segundo a gravidade:

I – Advertência reservada;

II – Censura reservada;

III – Censura Publica.

Paragrafo Único: Na aplicação das sanções éticas, são consideradas como atenuantes:

I – Falta cometida uma defesa de prerrogativa profissional;

II – Ausência de punição ética anterior;

II – Prestação de relevantes serviços à contabilidade.

No novo código Civil existem 18 artigos (do ast. 1.177 ao art. 1.195) que tratam da profissão contábil, os quais estabelecem que um empresário ou sociedade empresaria deve manter escrituração contábil, que o sistema de contabilidade pode ser feito manualmente, mecanizado ou informatizado e que cada lançamento deve corresponder a um documento que demonstre o fato contábil.

Agora como previsto em lei, haverá obrigação de indenizar, sempre que causar dano a outrem ficando obrigado a repara-lo (art.927).

Como visto no tema debatido o profissional contábil da empresa SCHINCARIOL infringiu as seguintes leis, conforme consta no Capitulo II:

I – exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, observada a legislação vigente e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;

VI – renunciar às funções que exerce, logo que se positive falta de confiança por parte do cliente ou empregador, a quem deverá notificar com trinta dias de antecedência, zelando, contudo, interesse dos mesmos não sejam prejudicados, evitando declarações públicas sobre os motivos da renúncia;

VIII – manifestar, a qualquer tempo, a existência de impedimento para o exercício da profissão.

Considerando a parte Organizacional da empresa podemos destacar um sucesso absoluto por parte. A mesma vendo o fracasso do produto por ser considerado um produto de baixa qualidade e havia um alto índice de rejeição das pessoas para o consumo a equipe da empresa estava desmotivada. Deste modo a marca Schincariol havia de melhorar suas condições, imagem e posicionamento, pois assim, iria se desvincular da classificação recebida por muitos consumidores e conseguir a credibilidade esperada. Para uma estratégia bem elaborada e específica, realizaram pesquisas por dois anos juntamente com o consumidor para chegar a um sabor ideal; acompanharam, através de pesquisas, a imagem da marca, e assim, a cerveja Nova Schin teria uma “cara nova” e jovial para ambos os sexos, acima de 18 anos.

Para a qualidade da marca, primeiramente havia de trazer credibilidade e buscaram: Mostrar a magnitude do grupo Schincariol.

Após o lançamento da cerveja Nova Schin no mercado, houve um aumento de 55,8% e as outras marcas obtiveram uma queda notável.

A distribuição é segregado em três tipos: as grandes redes de supermercado; Tradicional – padarias, mercearias onde exista a presença do balcão; e o principal canal de venda: bares.

Através da estrutura de distribuição, atingem em média a completa linha de produtos: 465 mil pontos de venda

...

Baixar como  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »