TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica na Convivência/Sociedade

Artigo: Etica na Convivência/Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/1/2015  •  Artigo  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 7

PALESTRA ÉTICA

.DEFINIÇÃO

Segundo o dicionário Antonio Olinto

Ética é o ramo filosófico que trata dos valores morais da conduta humana.

.Etica na Convivência/Sociedade:

O que é ética:

Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para decidir as questões da vida e definirmos nossa conduta. As questões fundamentais são: Quero, Posso e Devo. Tem coisas que eu quero, mas não posso;

Outras que eu posso, mas não devo e;

Que eu devo, mas não quero.Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é aquilo que você pode e é o que você deve. Fazer, escolher ou decidir.

No meu entendimento a Ética é composta(formada) por minhas vivências e constatação dos valores que foram se formando através da convivência com alguém e ou grupo e no nosso caso em especial em grupo pois vivemos em sociedade.

Se nós convivemos na sociedade certamente estamos inseridos em um grupo.

Valores como respeito,justiça,honestidade ,autruismo,solidariedade,etc;Esses valores definem a nossa conduta e Ética na sociedade.

A interação social atual...

Tudo isso é a ética para convivência pacifica na sociedade que e composta de conflitos,

10% dos desentendimentos ocorre pela divergência de opinião e outros 90% pela maneira como se expressa.Nos falamos de acordo com a ética que temos ou seja os valores que construímos durante nossa vivência em sociedade.

Valores:

Que eu devo fazer, mas não quero.Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é aquilo que você pode e é o que você deve. Fazer, escolher ou decidir. A pessoa define através de modelo, legislações e/ou princípios religiosos. A ética está ligada a nossa decência. O prefixo “dec” tem o significado de embelezar então uma pessoa decente embeleza, enquanto uma que é indecente enfeia. A indecência é aquilo que nos impede de existir. A ética está ligada a liberdade.

Existe alguém sem ética Apenas pessoas com patologias cerebrais ou consideradas incapazes nos termos legais/jurídicos não possuem ética. As demais não podemos considerar que sem ética e sim que são antiéticas – aquele que escolhe o que a sociedade abomina.

Diferença entre moral e ética

Moral é a prática da ética. Ética é a concepção, o princípio.

O que é dilema O dilema existe quando você está em dúvida entre duas opções opostas e só uma delas é boa. O dilema só existe quando há liberdade. As pessoas costumam afirmar que os pássaros são livres, mas na são. Os pássaros só podem voar e não escolhem a direção. Apenas o ser humano é livre. É livre inclusive para fazer coisas ruins para si, o ser humano é o único que se alimenta de coisas que fazem mal para sua saúde, o único que comete o suicídio. O dilema está nessas duas situações e em tantas outras que possuímos.

O que é a ética de conveniência? O que leva alguém a não ser ético A liberdade que temos nos permite ser éticos ou antiéticos. Para sermos éticos necessitamos de coragem que é a capacidade de enfrentar o medo que não é uma ameaça e sim um estado de alerta.Ao ouvir uma proposta que vai de encontro com a nossa ética devemos pensar: Eu posso contar como eu tomei essa decisão e atitude para alguém? Se há razão para não contar há razão para não fazê-lo! Pensamentos como: Se eu não fizer alguém vai fazer, todo mundo faz assim, mas é só uma vez… Nos leva a ser antiéticos, pois a ética é algo exemplar. Ou você é ético ou você não é!

Sobre a tarefa do poder público

Servir o cidadão não significa servir a si mesmo, isto não serve mais para o novo conceito de Gestão Pública.

DESAFIO DA ÉTICA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO ESPAÇO URBANO

Ética é uma das questões mais importantes no contexto de nossa sociedade, tanto da esfera pública, quanto de nossas vidas privadas. Somos éticos quando refletimos sobre o que fazemos, quando medimos e qualificamos nossas ações levando em conta o que somos e podemos ser, com base no reconhecimento do outro, seja ele nosso próximo, a sociedade ou até mesmo o planeta. Sem a ética não sabemos nos situar em nenhuma esfera de nossas vidas. Sem a ética nos tornamos alienados, ou seja, figuras desconectadas de uma reflexão sobre o sentido da vida em sociedade.Mas o que é ética hoje? Como ela vem sendo entendida? O que é ética no mundo do trabalho, na família, no cotidiano, na escola? O que os meios de comunicação tem feito da ética? Ética é, principalmente, a relação que estabelecemos uns com os outros. É o questionamento obre o sentido da convivência baseada na pergunta “o que estamos fazendo uns com os outros?”.Ética é um tipo de postura e, consequentemente, de ação, certamente mediada em princípios tais como o respeito à subjetividade, à dignidade da pessoa, à diversidade, ao outro. Mas não se trata de uma pura ação. Antes trata-se da relação entre pensamento e ação. Neste sentido, para que cheguemos à ética, precisamos lutar pela desmistificação da separação entre teoria e prática. Esta é uma das questões mais fundamentais quando falamos de ética como a “filosofia prática” que ela, de fato, é. Ética é a capacidade de pensar e fazer a partir de uma princípio de autonomia pessoal em que cada sujeito se questiona sobre o que pensa e faz, levando em conta que o questionamento já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com