TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo

Seminário: Etnocentrismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Seminário  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

Etnocentrismo

Etnocentrismo é um preconceito que cada sociedade ou cada cultura produz, ao mesmo tempo que procura incutir, em seus membros, normas e valores peculiares. Se sua maneira de ser e proceder é a certa, então as outras estão erradas, e as sociedades que as adotam constituem “aberrações”. Assim o etnocentrismo julga os outros povos e culturas pelos padrões da própria sociedade, que servem para aferir até que ponto são corretos e humanos os costumes alheios.

Desse modo, a identificação de um indivíduo com sua sociedade induz à rejeição das outras. O idioma estrangeiro parece enrolado e ridículo, seus alimento, asquerosos, sua maneira de trajar, extravagante ou indecente, seus deuses, demônios, seus cultos, abominações, sua moral uma perversão.

Essa avaliação é preconceituosa feita a partir de um ponto de vista específico. Basicamente, encontramos em tal posicionamento de um grupo ético considerar-se como superior a outro. Do ponto de vista intelectual, etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros.

O fato é que o ser humano vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. A tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.

A tendência do ser humano na sociedade é de repudiar ou negar tudo que lhe é diferente ou não está de acordo com suas tendências, costumes e hábitos. Na civilização grega, os bárbaros era o que transgredia toda a lei e costumes da época; este termo é, portanto, etimologicamente semelhante ao selvagem na sociedade. O costume de discriminar os que são diferentes, porque pertencem a outro grupo, pode ser encontrado dentro de uma sociedade.

Agressões verbais, e até físicas, praticadas contra os estranhos que se arriscam em determinados bairros periféricos de nossas grandes cidades é um dos exemplos. Outros são com o aumento de intercâmbio entre diferentes culturas, facilitado avanços da telecomunicação do meio de transportes, podendo dificultar o relacionamento entre diferentes povos levando ao extremo da violência física e desejo de eliminação do outro. Também preconceito racial, o até mesmo nacionalismo, o preconceito de classe ou profissão, a intolerância religiosa também são algumas formas de etnocentrismo.

Com a generalização da palavra etnocentrismo passou dos sentidos exclusivamente de raça e etnia, passando a ser utilizados em relação de diferentes tipos de sociedades e culturas. Devemos ter como princípio importante relacionamento com outras culturas o respeito com suas manifestações, isso não quer dizer que não possamos ter uma opinião.

Um aspecto muito importante na sociedade que tem que avançar muito, é a respeito e direitos as mulheres a serem idênticos aos homens em qualquer circunstâncias. Essa questão é de grande importância porque se trata de um conjunto de seres humanos que abrange a metade da humanidade, e em muitas regiões as mulheres são tratadas como seres inferiores, sem mais elementares direitos da pessoa humana, como direito de ir e vir.

Uma demonstração dessa situação é a crueldade contra as mulheres na pratica da extirpação do clitóris e da genitália, um costume adotado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com