TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eu Também Sou filósofo

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

,

Nome: Vitor Rogério Suliman Neves

Turma: 12

Eu também sou filósofo...

Sou um ser racional, que pensa, que argumenta, que questiona e que adquire conhecimentos que vão do senso-comum ao bom-senso. A filosofia está em nós e nos pertence desde sempre, o que nós difere dos animais, pois eles não possuem essa essência que é filosofar. Somos seres cujo buscamos compreender o sentido da vida, cada ser possue sua individualidade, explicitando e argumentando o seu modo de ser, como afirma Platão “ quem é capaz de ver o todo é filosofo, quem não o é, não é filósofo”.

É possível temos a mesma concepção, mas em tempos diferentes, e não simultâneamente (...) a filosofia não é algo que possa ser aprendido, justamente por não possuir um corpo de conhecimentos constituídos e acabados. (Cecilia Pires, p.44). Filosofar não é quando aceitamos “autoridade” para pensar por nós mesmos, e sim quando pensamos de forma autônoma (...) pensar, pensar por si mesmo, ousar pensar por si mesmo (...) (Censo Cândido, p.53).

Conforme a vida passa, a filosofia nós impõe como uma tarefa, um “aprender a viver”, elaborando assim sempre “maiores perguntas” do que respostas sobre quem somos. Para Heidegger, nós seres humanos somos os únicos

capazes de "olhar para si próprio" sendo assim uma característica que nos torna filófosos. A capacidade de perguntar e argumentar (...) Quando perguntamos pelo começo, já sempre nos encontramos em uma dada situação, ou seja, já começamos (...) tornando-nos mais uma vez filósofos.

Não viemos prontos para o mundo, e é a filosofia que vai nos constituindo com o tempo, através do saber e  do pensar. Portanto, somos filósofos por saber nossos atos, nossas atitudes, nossas condutas, ou seja, saber pensar o fazer (...)  "somos frutos de nossas escolhas e de nossas circustâncias" (...) (Sartre). Quando optamos por filosofar, por um modo de viver, significa que mergulhamos nas profundezas dos acontecimentos da alma humana, ou seja, acompanhando e tecendo o movimento de saída e de volta a nós mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com