TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eugenia

Artigo: Eugenia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Artigo  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 4

Alemanha

A eugenia pode ser dividida em: eugenia positiva, que busca o aprimoramento da raça humana através da seleção individual por meio de casamentos convenientes, para se produzir indivíduos “melhores” geneticamente; e eugenia negativa, que prega que a melhoria da raça só pode acontecer eliminando-se os indivíduos geneticamente “inferiores” ou impedindo-os que se reproduzam. Tendo a eugenia positiva se mostrado impraticável, a maioria dos eugenistas ao redor do mundo acabou por adotar a eugenia negativa. Entre 1805 e 1900 Gustavo Boeters viajou pelos EUA como médico de navio. Lá, tomou conhecimento das castrações, esterilizações e das leis de restrição matrimoniais americanas. Voltando para a Alemanha, escreveu por longo tempo artigos de jornal e propostas de legislação para a aplicação da esterilização eugenista na Alemanha.

Com o fim da guerra, o orgulho alemão e sua tendência racista e eugenista, foi abalado com a ocupação da Renânia pela França e pela Bélgica. O exército Francês incluía tropas de soldados africanos de suas colônias do Senegal, Mali e da África do Norte, que acabaram por se misturar com as mulheres alemãs, gerando várias centenas de crianças mestiças na Alemanha. A revolta alemã aumentaria ainda mais com a ocupação Francesa e Belga do Rio Ruhr, a principal zona industrial alemã, já depois do final da guerra. A crise financeira alemã do pós-guerra fez com que o dólar americano, que era comercializado em 1922 por 1500 marcos, passar a valer 4,2 trilhões de marcos no final de 1923. Com isso, os extremistas alemães exigiam a revogação do tratado de Versalhes. Entre os agitadores estava Adolf Hitler, que foi sentenciado a cinco anos de prisão. Hitler, durante este tempo, consolidou sua posição eugenista ao ler diversas publicações a respeito, e moldou seu fanatismo à pseudociência da eugenia. Enquanto preso, Hitler leu o primeiro grande texto eugenista alemão Grundriss der menschlichen Erblichkeitslehre und Rassenhygiene (O Fundamento da Hereditariedade Humana e da Higiene Racial) publicado em 1921, todos aliados da eugenia americana, que tinham por mentor a Charles Davenport, o principal eugenista americano. Logo, as idéias eugenistas destes se fundiram ao nacionalismo alemão, que começou a demandar destes especialistas estudos mais detalhados da aplicação de leis eugenistas nos EUA.

Nazismo

Com a conquista do poder alemão por Hitler em 1933, foram profundamente aplicadas às doutrinas eugenistas de identificação, segregação, esterilização, eutanásia, tribunais biológicos e extermínio dos defeituosos, se desenvolvendo principalmente contra as raças consideradas inferiores, isso ficou conhecido como raça ariana. O termo “raça ariana” teve seu auge no século XIX até a metade do século XX, um termo que foi utilizado amplamente pelo Partido Nazista da Alemanha.

Este termo foi utilizado pela primeira vez pelo diplomata e escritor francês conde Arthur de Gobineu (1806-1882), segundo Gobineu, baseado na teoria de Friedrich von Schlegel, existia no antigo um povo, os arianos, que originaram-se na Ásia Central, migrando para o sul e para o oeste, chegando à Europa e a alguns territórios que hoje estão o Afeganistão, a Índia e o Irã.

Para Gobineu, todos os povos europeus de raça “pura” branca eram descendentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com