TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é eugenia

Por:   •  17/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  4.194 Visualizações

Página 1 de 2

Em grupo, releiam os itens sobre informação, conhecimento e sabedoria e a noticia  de jornal a seguir.Pesquisem a respeito das três primeiras questões para discutirem em classe o ultimo item.

  1. O que significa eugenia?

R: É um termo criado por Francis Galton (1822-1911), que a definiu como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente. O tema é bastante controverso, particularmente após ter sido parte fundamental da ideologia de pureza racial nazista, a qual culminou no Holocausto. Mesmo com a cada vez maior utilização de técnicas de melhoramento genético usadas atualmente em plantas e animais, ainda existe certo receio quanto ao seu uso entre os seres humanos, chegando até o ponto de alguns cientistas declararem que é de fato impossível mudar a natureza humana, negando o caráter animal de nossa espécie. Atualmente, diversos filósofos e sociólogos declaram que existem diversos problemas éticos sérios na eugenia, como o abuso da discriminação, pois ela acaba por categorizar pessoas como aptas ou não-aptas para a reprodução.

  1. Do ponto de vista da historia da humanidade, identifiquem situações em que foram tomadas medidas eugenia.

R: No nazismo, quando se matavam judeus, negros, homossexuais, e pessoas deficiências físicas e mentais.

  1. Do ponto de vista da biologia, identifiquem situações que indiquem praticas de eugenia.

R: Na mudança da genética das plantas, para que elas cresçam mais rápidas, ou em animais, para que eles também cresçam mais rápidos, e sem nenhum problema de saúde.

  1. Debate com a classe: “Do ponto de vista filosófico, como podemos interpretar e problematizar os fatos relatados no jornal?”

R: Por ser uma mulher com deficiência mental, “perdeu” os seus direitos de escolhas, sobre o que fazer de sua gravidez, pois não seria justo com a criança.

Colégio Estadual Polivalente

Ensino Fundamental, Médio e Profissional

Trabalho de Filosofia em grupo

Nomes: Lucas Euzébio Ferreira    11

Matheus Bueno   14

Matheus Medeiros  16

Natalia Garcia  18

Londrina

2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com