TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Unid 2 Ciencias Sociais

Exames: Exercícios Unid 2 Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  2.108 Palavras (9 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 9

Pergunta 1

1. Sobre a globalização, podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através desse processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Ela existe desde os tempos das Grandes Navegações, século XV, e somente com o advento da comunicação em massa se mostrou mais eficaz, visto que os grandes acontecimentos eram anunciados com mais rapidez e agilidade. Como exemplo, podemos citar alguns: a queda do muro de Berlim em 1989, o fim da Guerra Fria, o fim do socialismo real, o fortalecimento do capitalismo, entre outros. Como consequência dessa globalização houve uma mudança no papel do Estado. A globalização está gerando uma nova divisão internacional em que se encontram os países que fazem parte do processo de globalização e os países que não fazem. A revolução tecnocientífica fez com que o mundo interagisse de forma mais acelerada, a exemplo da invenção do computador e da própria internet, que são ferramentas indispensáveis para a perpetuação da dinâmica do conhecimento. A globalização também é marcada pela expansão mundial das grandes corporações internacionais. A cadeia de fast food McDonald's, por exemplo, possui 30.000 mil lojas em 120 países. Essas corporações exercem um papel decisivo na economia mundial. A crescente concorrência internacional tem obrigado as empresas a cortar custos, com o objetivo de obter preços menores e qualidade alta para os seus produtos. Uma das causas do desemprego é a automação de vários setores, em substituição à mão de obra humana e a previsão é de que esse novo mercado de trabalho dificilmente absorverá os excluídos, uma vez que os empregos exigem um alto grau de qualificação profissional. Dessa forma, o desemprego tende a se concentrar nas camadas com baixa instrução escolar e pouca qualificação, porém pode-se ser revertido pela receita simples do comprometimento com a evolução, abertura de novos cursos, atualização constante, visando à qualificação. Portanto, a globalização é um fenômeno contemporâneo que permite sua análise sob diversos ângulos. Sua característica fundamental é afetar tanto empresas, quanto indivíduos e movimentos sociais.

Diante do texto anterior, assinale a única alternativa que define com maior precisão o processo em curso:

a. A globalização é um fato presente apenas no plano financeiro, através do intercâmbio de capitais entre vários países, reduzindo as fronteiras geográficas.

b. A globalização é um fato presente nos planos econômico, político e cultural, através do intercâmbio de mercadorias, capitais, informações e ideias entre vários países reduzindo as fronteiras geográficas.

c. A globalização é um fato presente apenas no plano cultural, através do intercâmbio de ideias entre vários países, reduzindo as fronteiras geográficas.

d. A globalização é um fato presente apenas no plano econômico, através do intercâmbio de mercadorias entre vários países, reduzindo as fronteiras geográficas.

e. A globalização é um fato presente apenas no plano político, através do intercâmbio de informações entre vários países, reduzindo as fronteiras geográficas.

0,5 pontos

Pergunta 2

1. A questão da violência urbana (tráfico de drogas, jogo do bicho, crime organizado, corrupção policial etc.) tem atraído a atenção da imprensa, do governo e da opinião pública nos últimos anos, alcançando proporções alarmantes. Sobre as origens sociais desse grave problema social, podemos assinalar:

a. A ausência de uma política de assistência social permite a proliferação de pessoas que se negam a trabalhar e a cuidar de seus filhos, optando por uma vida marginal e pobre.

b. A violência urbana no Brasil se resume às favelas do Rio de Janeiro, devido aos acordos políticos entre os governantes cariocas, os traficantes e os bicheiros durante a década de 1960.

c. Já que, em pouco tempo, serão absorvidos pelo sistema produtivo urbano, os migrantes expulsos de suas terras se entregam à ociosidade e ao tráfico de drogas, procurando enriquecer rapidamente para montar seu próprio negócio.

d. A explosão populacional urbana, provocada pelo êxodo rural acelerado, e a exclusão social, provocada pelo desemprego e pela falta de perspectivas culturais, fornece a base social para a criminalidade urbana.

e. A ampliação do acesso da população ao sistema escolar, tendo em vista o surgimento de novas formas de violência, como massacres e a prática do bulling.

0,5 pontos

Pergunta 3

1. “O mundo está ficando cada vez menor.”

A frase anterior expressa certo senso comum na atualidade, quando observamos que empresas europeias estão fabricando seus produtos na Ásia. A China enche o mercado estadunidense com seus produtos. O fascínio pelas mercadorias importadas, a flexibilização do processo de produção e a incorporação de novas tecnologias são indicativos da:

a. Globalização política.

b. Globalização das fronteiras.

c. Globalização do consumo.

d. Globalização social.

e. Globalização dos mercados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com