TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios da apostila de sociologia

Seminário: Exercícios da apostila de sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2013  •  Seminário  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios da apostila de sociologia- Cap. 7

1- Que relação Marx estabelece entre trabalho e valor? A partir do conceito de Marx sobre a teoria do valor e trabalho. Podemos dizer que Karl definiu que o valor de um bem é determinado pela quantidade de trabalho que o bem precisou para ser produzido. E segundo o mesmo, o lucro não se realiza por meio da troca de mercadorias, que se trocam geralmente por seu valor, mas sim em sua produção. E ainda afirma que os empregados não recebem o valor correspondente a seu trabalho, mas apenas o necessário para sua sobrevivência. Com isso nasceu sim o conceito da mais-valia, diferença entre o valor incorporado a um bem e a remuneração do trabalho que foi necessário para sua produção.

2- O que você entende por mais-valia? Na minha concepção entendo que mais valia foi um termo dado por Karl Marx relaciona à diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador, que seria a base da exploração no sistema capitalista. Então vemos a grande diferencia de remuneração, pois se fosse pago o valou junto pelo o trabalho exercido as empresas não terem tanto lucro como de apenas paga a quantia que é no mínimo “suficiente” para sobreviver.

3- O que é modo de produção? Qual sua importância para a analise que Marx faz das sociedades? A formação de uma organização socioeconômica que está associada à determinada etapa de desenvolvimento de forças produtivas e de ralações da produção, se chama modo de produção, que foi da economia marxista. E as características do trabalho recomendado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial. Ele é composto pelo o objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho necessários para a produção (ferramentas, máquinas, oficinas, etc.) e acima de tudo existem 7 modos de produção: o Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal, Capitalista, Comunista, Socialização fascista.

4- O que Marx entende por alienação? Marx entende que a alienação começa como sistema de divisão do trabalho, onde o trabalhador perde a noção do todo por completo. Temos como exemplo: antes o artesão, sabia executar todo processo que chegaria no produto final, e com a divisão do trabalho, os operários só sabem fazer apenas aquela parte que lhe era mandado, ou seja parafusar, soldar, montar, supervisonar etc. Assim ele se torna alienado e ainda mais, seu trabalho deveria ser, mas não é suficiente para adquirir o produto que ele ajuda a construir, pois assim não poderemos ter uma grande competência porque quando de algo errado o outro não saberá resolver pois não sabe executar aquela parte da produção.

5- A) Que classes sociais Marx identificam ao longo da história? Homens livres, escravos, patrícios, plebeus, barão, servos e mestre de corporação e companhia.

B) como são as relações entre eles? A relação entre eles era de opressão e oposição de um contra o outro e vive numa guerra ininterrupta.

C) como se dão, segundo Marx, as transformações em uma sociedade?

Pela revolução. Marx definiu que uma grande transformação da sociedade demanda o recurso da força. Escreveu Marx "... É evidente que a arma da crítica não poderia substituir a crítica das armas; a força material só pode ser abatida pela força material;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com