TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATO SOCIAL

Pesquisas Acadêmicas: FATO SOCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

Os Fatos Sociais tem origem na coletividade, os fatos individuais são refletidos na consciência individual, e, no caso das representações coletivas representam a vida mental do grupo social.

O mecanismo que oferece a coesão para a sociedade seria a solidariedade social, ela se expressa por uma maior ou menor divisão do trabalho, somando ainda à consciência que poderá ser individual ou coletiva.

A sociedade modela o comportamento social do homem no processo de evolução do individuo, passando de uma solidariedade mecânica para uma solidariedade orgânica.

A solidariedade mecânica se forma pela igualdade, os indivíduos vivem em comum porque partilham de uma consciência coletiva comum. A consciência coletiva constitui o “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns a média dos membros de uma mesma sociedade, formando um sistema determinado vida própria”. A consciência coletiva é capar de coagir ou constranger os indivíduos a se comportarem de acordo com as regras de conduta.

A solidariedade mecânica se manifesta por meio dos costumes, mas ela se materializa no Direito. Nesse tipo de sociedade, o direito é repressivo, apresentando uma punição por meio dos costumes.

Uma sociedade em que os indivíduos estão unidos em virtude da divisão social do trabalho caracteriza a solidariedade orgânica, nesta nova sociedade, o individuo é socializado, embora tenha sua própria esfera de atuação, depende dos demais e da sociedade que resulta dessa união. A solidariedade orgânica é fruto das diferenças sociais e são essas diferenças que unem os indivíduos pela necessidade de troca de serviços.

A solidariedade orgânica prevalece nas sociedades complexas de tipo capitalistas, onde, através da acelerada divisão social do trabalho, os indivíduos se tornam interdependentes e suas funções são vitais para o funcionamento do sistema social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com