TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATO SOCIAL

Trabalho Universitário: FATO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Ir ao Butantã vai tomar até 6 horas do meu dia, diz aluno da USP Leste

As aulas de Georges Basile Stavracas Neto, 19, estudante de sistema da informação da EACH-USP (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo), enfim retornaram no dia 31 de março, depois de mais de um mês de atraso em relação a outras unidades da instituição.

Apesar da volta às aulas, o estudante está preocupado com as grandes mudanças em sua rotina. Com a transferência dos cursos da EACH para prédios provisórios, Neto acredita que passará grande parte de seu tempo livre transitando pela cidade. Seu curso deveria ter recomeçado no dia 17 de fevereiro, junto com os demais alunos da USP, mas foi adiado devido à interdição do campus Leste pela Justiça em janeiro.

"Ir ao Butantã [região de um dos campi da USP], de fato, vai tomar de 4 a 6 horas do meu dia. Vou passar até 33% do meu tempo livre transitando pela cidade. Nesse tempo eu estudava, fazia trabalhos, programava, escrevia, treinava e lia", afirma o estudante, que atualmente mora com os pais no bairro da Penha, região leste de São Paulo.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/04/09/ir-ao-butanta-vai-tomar-de-4-a-6-horas-do-meu-dia-diz-aluno-da-usp-leste.htm

Na notícia acima podemos identificar a necessidade de Georges de estudar, e o estudo pode ser considerado um Fato Social. Porque o estudo é um fato social?

Antes mesmo de nascermos à sociedade a qual pertencemos já havia adotado a necessidade de estudar como forma de ascensão social e isso independente de nossa vontade, ou seja, somos coagidos a estudar desde criança, caso contrario somos hostilizados e pressionados a realizar os estudos. Estudar é, portanto uma ação generalizada, já que todos (ou quase todos) indivíduos estudam, tal ação é externa ao individuo, pois ele não escolhe ir ou não para a escola, simplesmente quando atinge a idade escolar é matriculado e instruído a estudar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com