TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Dissertações: FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Diretrizes deste questionário:

1° É terminantemente PROIBIDO responder este questionário utilizando a opinião pessoal.

2° As respostas DEVERÃO ser elaboradas em forma de CITAÇÃO, sendo esta a ÚNICA forma ou maneira de respondê-lo.

3° O questionário DEVERÁ ser digitalizado.

4° A entrega do questionário será efetuado única e exclusivamente na última aula que antecede a AV1.

5° A formatação do trabalho deverá ser feita com Fonte Arial, Número 10, Espaçamento 1,5 e Capa.

6° O questionário valerá 01 ponto como atividade estruturada a ser somada com a presença e participação, totalizando os 02 pontos necessários.

1 – Segundo o Prof. Luiz Alves Filho, as Ciências Sociais necessitam de metodologias das quais o cientista ou o estudioso as utiliza ao observar os fenômenos ou fatos sociais, produzindo conhecimento científico e trazendo luz às dúvidas pertinentes do cotidiano. Tais métodos são a Sociologia Política, Ciência Política, Filosofia Política e Historiografia ou História dos fatos Políticos. Defina cada um dos métodos, delimitando respectivamente as suas áreas de atuação.

Resposta: A Sociologia Politica é objeto da investigação dos sociólogos; aos cientistas políticos pertence o uso dos métodos de observações, os historiadores é que sabem fazer a Historia política, como são os filósofos quem se move à vontade na Filosofia politica. (pag. 11)

2 – Defina Senso Comum. Quais as características do Senso comum?

Resposta: O senso comum é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas. As características: são subjetivos, qualitativos, heterogêneos, individualizadores, mas também são generalizadores. (pag. 251)

3 – Defina Atitude científica. Quais as características da atitude científica?

Resposta: A atitude cientifica baseia-se em pesquisas , investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade. As características: é objetivo, quantitativo, homogêneo, generalizador, diferenciadores. (pag. 251)

4 – Em que pressupostos teóricos Augusto Comte funda a Física Social, mais tarde chamada de Sociologia?

Resposta: Comte procurou criar uma ciência da sociedade que pudesse explicar as leis do mundo social, à imagem das ciências naturais que explicavam como funcionava o mundo físico. (pag. 7)

5 – Augusto Comte sistematiza a atividade humana historicamente em 03 estágios “evolutivos”. Sabemos que estes são: Teológico, Metafísico e Positivo. Defina cada um deles.

Resposta: No estádio, as ideias religiosas e a crença que a sociedade era uma expressão da vontade de DEUS eram o guia do pensamento. No estádio metafísico, que se afirmou pela época do Renascimento, a sociedade começou a ser vista em termos naturais, e não sobrenaturais. O estádio positivo, desencadeado pelas descobertas e feitos de Copérnico, Galileu e Newton, encorajou a aplicação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com