TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia E Sociedade

Resenha: Familia E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Resenha  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

A pesquisa é um instrumento importante para o desenvolvimento do profissional de Serviço Social, que se qualifica para atender as demandas da sociedade, com olhar atento para a realidade e suas transformações.

No início a profissão foi vista com aspectos assistenciais e ligados à igreja, sempre com o mesmo propósito voltado para a população em condições vulneráveis, ou seja, assistencialismo, porém com o tempo a atuação foi tomando um caráter diferente do inicial baseando-se em métodos mais teóricos científicos para os estudos necessários da realidade posta, desvinculando-se da caridade.

Pensando desta maneira a pesquisa para o Serviço Social acaba tendo uma grande contribuição, é um canal que oferece meios para que se realize um conjunto de dados buscando determinar os sistemas para o conhecimento das ciências sociais, regras fundamentais para a prática do profissional que se disponibiliza a desempenhar o seu papel pela situação social.

Fazer pesquisa é a sucessão de causa e efeito, isto é, fato indispensável de todo o universo, e o seu objetivo é gerar conhecimento, e consequentemente proporcionar melhores condições de vida para a população em geral.

No entanto a prática de pesquisa nesta área é de uma imagem destorcida de cada contexto histórico, a pesquisa vem de um modo externo, ou seja, de conhecimento superficial, restringia-se apenas em informações sobre as condições de vida a primeira vista sob o comportamento do indivíduo.

Entretanto coletar dados não é sinônimo de investigação, mas, a pesquisa para o assistente social é de extrema relevância quando se torna objeto de estudo, por conseguinte se tornar mais forte, mais ativo para compreender as demandas da realidade social que desde os anos 80, é estimulada pela ruptura e o processo de redemocratização do país.

Contudo, o Serviço Social hoje mostra que o quadro é mais estimulante, apesar de não atingir o esperado, houve um grande avanço tanto na quantidade como na qualidade das pesquisas, e entre a essas mudanças procurou abranger através do desenvolvimento teórico que a pesquisa se integralizasse na prática da profissão, componente fundamental na formação profissional, cada vez mais utilizada na área das políticas públicas.

Com as mudanças que foram acontecendo da década de 80, os cursos de pós graduação, a formação de núcleos de pesquisa nas Universidades, intercâmbios nacionais e internacionais, a presença da profissão com incentivo da pesquisa provinda do governo, todo esse tempo que o país passou por uma ditadura, o que se pode ressaltar é que sem a democracia não seria possível o desenvolvimento da pesquisa e nem possuir existência concreta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com