TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fato Social

Exames: Fato Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  3.235 Visualizações

Página 1 de 4

O fato social pode ser entendido como quase tudo dentro de uma sociedade. E de acordo com Émile Durkheim, podemos entender que o fato social está suscetível a quatro fatores: coerção, exterioridade, generalidade e anterioridade. Em sua obra, As regras do método sociológico, de 1895, Durkheim diz: "É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais".

A coerção é um limite social, sendo imposto externamente pela sociedade. Um exemplo disto é o sistema financeiro, a educação logo no início da infância etc. É a força dos padrões culturais, e estes são tão fortes que os indivíduos tem que seguir, em sua maioria, conscientemente.

A exterioridade está na forma de agir ou pensar que já está estabelecida, e o individuo absorve este, de forma inconsciente. Um exemplo bem nítido disto está até nas cores das roupas, pois bebês meninos não podem usar rosa, pois está estabelecido na sociedade que a cor rosa é para o sexo feminino.

A generalidade se trata do fato social ser coletivo, consensual e compartilhado. Um exemplo de que um fato social é algo generalizado, são as tendências da moda, mesmo o conceito de moda ser para fazer o individuo único, isto se torna impossível pelo número de outras pessoas que aderirão a este mesmo padrão.

A anterioridade de um determinado fato social mostra como este já existia antes mesmo do individuo nascer, dos seus pais ou dos seus avós. Pois a concepção de sociedade já é constituinte desde que os homens começaram a viver juntos com a noção de propriedade.

Mas como conseguir reconhecer se um fato é social ou não? A fome não é um fato social, mas comer em horários fixos é. A capacidade de falar não é um fato social, mas o idioma e sotaque são fatos sociais, pois são absorvidos pelo individuo desde o momento em que nasce. Dormir não é um fato social, mas dormir em camas é, exemplicando isto: para índios de tribos isoladas, eles podem dormir em redes ou no próprio chão; para povos asiáticos antigos, o costume era dormir apenas em colchões, bebê dormem em berços que são adaptados para que não possam sair e acabar se machucando, casados comumente dormem em camas de casal. A sede não é um fato social, mas o costume de se tomar água indiretamente por um recipiente é.

Agora, vejamos um exemplo que possa mostrar esses quatro fatores que definem o que é um fato social: o costume de se vestir pode ser considerado um fato social, pois desde que nascemos nos é imposto que devemos usar roupas. E cada tipo de roupa mostra a profissão, classe social, estilo músical etc. Como este é o custume de quase todas as sociedades existentes, com a exceção principalmente de tribos isolados. Isto já torna o hábito de se vestir uma coerção, porque é imposto, externo e generalizado porque está por toda parte na sociedade, e anterior ao ser. Contudo, mesmo este fato sendo coletivo, ele mostra a ânsia do ser humano de ser diferente do resto da sociedade. A moda nada mais é o reflexo do homem ao querer se diferenciar do geral, e na moda mostra-se que em cada época a sociedade vê algo como aceitável, e já na próxima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com