TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatos sociais

Tese: Fatos sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  Tese  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Com o crescente aumento das mudanças externas, as quais interferem na globalização, houve a grande necessidade em investir em estratégias, afim de possibilitar mudanças organizacionais, tecnológicas e comportamentais, afetando indivíduos e conseqüentemente a própria organização.

Todas estas alterações, podem ser classificadas como fatos sociais, os quais os indivíduos devem adaptar-se conforme o meio a que pertence.

Este trabalho, tem por objetivo, esclarecer sobre o tópico citado acima, assim como algumas teorias estudadas na matéria de Sociologia.

1. Identifique e apresente a existência de “fatos sociais” (conceito da teoria Positivista-funcionalista de Durkheim). Comente a partir destes as suas características de coercitividade, exterioridade e generalidade.

R: Coercitividade: os indivíduos se sentem obrigados a seguir o comportamento estabelecido.

Exterioridade: o fato social é externo ao individuo, existe independentemente de sua vontade.

Generalidade: o fato social é comum aos membros do grupo.

- A formulação de estratégias, requer mudanças organizacionais, tecnológicas e comportamentais que afetam os indivíduos e a própria organização num processo cíclico de mudanças;

- Como toda organização hospitalar, para que seu desempenho seja favorável, há a necessidade de capacitação e integração da equipe, a velocidade das transformações tecnológicas e da geração de conhecimento e a diversidade de processos advindos das praticas assistenciais. Nessas condições, para se obter os resultados desejados tal organização requer processos flexíveis, atuações afinadas dos profissionais entre si e alinhadas às estratégias da organização.

- Envolvimento de todas as pessoas da organização na implementação das estratégias, assim como todas as unidades de negócios e de apoio.

2. Informe quais foram os procedimentos utilizados pelos autores do artigo para obterem as informações desejadas para a organização do mesmo?

R: O trabalho utilizou-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório, sendo um Estudo de Caso único, realizado em um Hospital privado de Porto Alegre (RS). Foram realizadas entrevistas em profundidade e também foram aplicados Mapas Cognitivos Causais. Como resultados da pesquisa, o fator diferencial identificado que determinou o sucesso da implementação do Time de Resposta Rápida foi o componente humano. Tal processo em estudo também teve êxito pela congregação de múltiplos fatores que se tornaram facilitadores para garantir esse sucesso. Como contribuição acadêmica, o Mapeamento Cognitivo traz uma possibilidade para compreender-se melhor o pensamento dos níveis hierárquicos no processo da estratégia.

3. Os procedimentos de que trata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com