TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatos sociais para Weber

Por:   •  22/4/2015  •  Resenha  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 6

Max Weber

Para Weber é impossível que o fato social seja inteiramente objetivo; há sempre um resquício de subjetividade, então trabalha com a

SUBJETIVIDADE POSSÍVEL – O sociólogo, o historiador deve buscar essa objetividade (mas ela é possível, não total).

REFUTA A LINHA EVOLUTIVA – POSITIVISTA – Para ele, em um dado momento, surge uma nova sociologia, a

SOCIOLOGIA COMPREENSIVA – Cada fato na sociedade deve ser estudado isoladamente. Não há uma linha única de evolução. (faz lembrar a teoria dos Trilhos, de Levi Strauss, em Antropologia, lembra?)

A SOCIEDADE COMO UM FEIXE INESGOTÁVEL DE FATOS

Quando se estuda um conceito social este conceito é infinito, pautado por uma série de possibilidade de fatos.

AÇÃO SOCIAL: Parte de um indivíduo para outro indivíduo com a finalidade relacionada com o comportamento do outro. Exemplo: Aperto de mãos.

RELAÇÃO SOCIAL: Vários indivíduos com ações reciprocamente aceitas. Exemplo: Um culto, jogo de futebol

TIPO IDEAL: Não existe um tipo ideal. O que é feito: pega-se um determinado contexto e é feito um recorte para poder estudar, analisar.

Dessa maneira, Weber monta uma...

SOCIOLOGIA COMPREENSIVA NÃO DETERMINISTA

Não concorda com a Reificação (adequação da sociedade ao conceito produzido). Defende justamente o contrário: A ciência cria um conceito a partur da sociedade. Exemplo: A ciência estuda o que é, a Política estuda o que deveria ser.

SIGNIFICAÇÃO CULTURAL – (O sentido da ação social). É a análise de um fato através da cultura. Exemplo: A queda do império Romano. A Europa explicaria este fato através do contexto religioso, nós, sob a perspectiva racional econômica explicaríamos através da economia (inflação, crise no escravismo, crise política, etc.)

Ideias gerais do texto ASCESE E CAPITALISMO – WEBER

Primeiro: Ascese = Moral

Weber critica o capitalismo, que está como uma crosta espessa na sociedade, principalmente nos EUA, onde ele visualiza uma competição por dinheiro. O homem moral é aquele que cumpre o “dever profissional”. É o último homem aquele que não tem relação alguma com aquilo que fala (especialista sem espírito) e sem sentimento qualquer para com o próximo (gozador sem coração). “esse nada imagina ter chegado a um grau de humanidade nunca antes alcançado”.

DURKEIN

Queria equiparar a sociologia às ciências naturais e prega que o que faltava para tal era a OBJETIVIDADE (o sociólogo não poderia colocar a sua opinião). O conhecimento é objetivo, é o estudo sociológico e não psicológico.

FATO SOCIAL –

Não depende da opinião do sociólogo

É caracterizado por uma repetição: podemos encontrar o mesmo fato em vários momentos dentro da sociedade; é na verdade uma instituição social.

A AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE

2 Conceitos:

CONSCIÊNCIA COLETIVA – A sociedade não é uma soma de partes, vai além disso. Se vários fatos sociais forem colocados juntos para uma análise não se conseguirá chegar a uma conclusão; faltará o que Durkein chama de Consciência Coletiva.

SOLIDARIEDADE – Uma sociedade só funciona quando suas várias partes trabalham em conjunto e em prol de um objetivo comum, um objetivo social (e não individual).

Divide a solidariedade em 2 grupos:

Solidariedade Mecânica – Ocorrem em sociedades mais primitivas, onde as diferentes funções podem ser trocadas pelas pessoas. Estes indivíduos sentem-se mais envolvidos com a sua sociedade (sentem-se mais parte do todo).

Solidariedade Orgânica – Marcada pelo racionalismo, que aumenta a divisão de funções sociais, diversifica e cria funções mais específicas. Porém acaba criando problemas, tais como:

1. Dificuldade do indivíduo se ver como parte de um todo, que começa a gerar uma tensão social.

2. Exige uma série de padrões comportamentais da pessoa, o que pode gerar uma leitura equivocada do todo (sociedade), uma leitura que a sociedade pede mais do que ele pode oferecer... Criando assim o

FATO SOCIAL ANÔMICO OU PATOLÓGICO

Através desse raciocínio, Durkein estuda o suicídio (que sempre existiu) e o tipifica em 3 modelos:

A. Egoísta – motivado por um isolamento exagerado; um marginalizado que não possui laços sólidos. Aquele que diz “o mundo sentirá minha falta”.

B. Altruísta – Aquele que está ligado demasiadamente à sociedade, que sabe a sua função nela e se arrisca. Exemplo: Bombeiro (Capitão de navio, ultimamente, não é um bom exemplo. Vide Costa Concórdia e a Balsa que naufragou...)

C. Anômico – Aquele que não soube aceitar os limites que a sociedade impõe, que aspira mais do que pode.

KARL MARX

Imeditado

Base econômica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com