TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatos sociais para Durkheim

Ensaio: Fatos sociais para Durkheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  Ensaio  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

1. Quais as características dos fatos sociais para Durkheim?

Para o Filosofo Durkheim, os fatos sociais possuem três características:

1. A coerção social: sendo a força caracterizada pelos padrões culturais, impostos pela sociedade, não havendo, contudo, à vontade ou escolha dos indivíduos. Fazendo com que a conduta a ser seguida, exerça um quesito moral, onde se é dominado (coagido) por sanções legais (prescritas pela sociedade em forma de leis, com punições previstas) ou espontâneas (onde a opressão é exercida pela sociedade, devido a uma reação negativa de uma conduta não adaptada de seus padrões).

2. Exterior ao indivíduo: sendo as regras atuantes, obedecidas pelo simples fato de sua presença antes da existência do indivíduo, cuja vontade própria independe da vontade ou adesão consciente, sendo denominada como: exterior aos indivíduos, pois já nos foi ensinado.

3. A generalidade: sendo manifestação através do consenso social, a vontade coletiva, ou o acordo de um grupo a respeito de determinada questão, levando a repetição desse consenso de forma espontânea, tendo como exemplos os padrões habitacionais.

2. Como o sociólogo deve estudar os fatos sociais?

Para Durkheim, deve-se obter uma postura de não envolvimento, onde os fatos a serem estudados não sejam influenciados ou distorcidos, sendo considerados como coisas, ou seja, meios de obtenção de informação social, que supostamente encobrem as leis da organização social e seu poder influenciador.

3. Afirmamos que Durkheim considerava a educação formal e informal como elemento importante de integração dos indivíduos à sociedade. Você concorda com essa posição?

Sim, por mais que, a educação seja uma socialização da troca de gerações, as consciências individuais são formadas pela sociedade, com a junção de uma série de normas, experiências e princípios (morais, religiosos, éticos ou de comportamento) que nos fazem produtos dela, seja em ambientes determinados para isso, como naqueles que possivelmente não estão propícios, mais podem exercer influências tanto negativas quanto positivas.

4. O crime para Durkheim é um fato social normal ou patológico? Por quê?

Para Durkheim o crime é algo social dentro da normalidade, porque uma sociedade isenta dele é “impossível”. Mais não esta isenta de se tornar algo patológico, basta que o índice de criminalidade atinja níveis elevados, pois há um sistema de valores que, uma vez contrariado, vai gerar uma reação, uma oposição social, e é essa oposição social que vai definir um ato como crime e puni-lo.

5. O que é consciência coletiva?

“Conjunto das crenças e de sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade, que forma um sistema determinado com vida própria”. Que segundo Durkheim não é só a junção de consciências individuais, mais sim, regras que atribuem valor e delimitam o homem, passadas através de gerações, definindo assim o imoral do moral.

6. Defina a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.

A solidariedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com