TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feito Emcasa

Artigos Científicos: Feito Emcasa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

Introdução ....................................................................................................................3

Etapa 1 - Reflexão sobre a abordagem Sistêmica na Negociação. O processo de Negociação ...................................................................................................................4

Passo 1 (Aluno) - Conceito de Negociação .................................................................4

Passo 2 (Aluno) ............................................................................................................5

Passo 3 (Equipe) - Comitê de Negociação...................................................................6

Passo 4 (Equipe) - Relatório.........................................................................................7

Etapa 2 - A importância da comunicação na Negociação. As variáveis Básicas da Negociação ...................................................................................................................8

Passo 1 (Aluno) - Comunicação no Processo de Negociação ......................................8

Passo 2 (Aluno) Esquema do Processo de Negociação .............................................9

Passo 3 (Equipe) ........................................................................................................10

Passo 4 (Equipe) ........................................................................................................10

Bibliografia ...............................................................................................................11

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido durante o curso de administração na disciplina de Técnicas de Negociação para que o grupo reconheça problemas, equacione soluções, pense estrategicamente, introduza modificações no processo produtivo, atue preventivamente, transfira e generalize conhecimentos, desenvolva expressão e comunicação interpessoal ou intergrupais, desenvolvam a capacidade de transferir conhecimentos da vida e de experiências cotidianas para o ambiente de trabalho e do campo de atuação profissional. O desafio deste trabalho é que o grupo venha desenvolver um planejamento de negociação com o objetivo de montar parcerias entre três principais empresários da região para que eles possam aderir o projeto “Feito em Casa”, e patrocinar a criação de três lojas, sendo uma em cada Shopping Center da região negociada, e com isso, a ONG que atualmente administra o projeto “Feito em Casa”, tenha força pra expandir os negócios.

O projeto “Feito em Casa” foi criado por meio da ONG “Viva a Natureza” e é composta por idealizadores (Jovens, filhos de artesãos) de uma sociedade mais justa que querem preservar a natureza e a cultura local da cidade de Esperança, cuja maior fonte de renda vem dos artesanatos produzidos por moradores de baixa renda.

Etapa Nº 1

Passo 1 (Aluno)

Pesquisar na Biblioteca da faculdade, em outro local ou na internet: livros, capítulos de livros, artigos em revistas técnicas, filmes ou palestras em vídeo que tratem do tema negociação, para conhecer a conceituação de negociação na visão de pelo menos outros três autores diferentes dos citados no livro-texto da disciplina. Escolher e anotar os melhores conceitos em sua opinião, citando a fonte. Preparar-se depois para discutir com a equipe suas anotações. Preparar-se depois para discutir com a equipe suas anotações:

a) Sites sugeridos para pesquisa:

MIRANDA, Márcio. Negociação: 10 dicas para você negociar melhor. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B2EGIpHvUjctUjVySDR6OHZyVnc/edit?usp=sharing Acesso em: 23 abr. 2013.

BEMATECH. Responsabilidade Social e Ambiental. Disponível em:

https://docs.google.com/file/d/0B2EGIpHvUjctS29XZEprQzR5MjA/edit?usp=sharing Acesso em: 23 abr. 2013.

b) Vídeoscom palestras que tratam sobre o tema:

MIRANDA, Márcio. Palestra Aprenda a negociar em 7 passos. Revista Venda Mais. Disponível em: https://docs.google.com/leaf?id=0B2DVz_3TB22VYzRmM2JjYTAtZTVlOC00MTliLWI4MTgtMjM5YmMzYjg3OTFk&hl=en_US Acesso em: 23 abr. 2013.

Utilizei as fontes sugeridas, e os melhores conceitos para uma boa negociação em minha opinião são:

Levantar informações do mercado, dos concorrentes, o poder de fechamento da pessoa com quem negocia e quem mais pode influenciar sua decisão, prever as dúvidas e objeções que podem ocorrer, estabelecer um piso mínimo, até onde quer ir, quanto tempo levará.

Um bom negociador não evita e nem procura conflitos, porem ele gerencia-os.

Negociar é conciliar interesses divergentes e obter o melhor resultado possível para ambas as partes, não importa o quanto elas discordem.

Algumas dicas: Planeje, Peça alto e ofereça baixo, Justifique sua oferta, Seja paciente, Não aceite a primeira oferta, Nunca dê nada de graça, Guarde uma concessão para o final, Tenha sempre uma alternativa.

Outras definições sobre negociação:

“Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes.” (Nierenberg,1981).

“Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa.” (Sparks,1992).

“Negociação é uma troca de convencimentos, onde uma parte persuade a outra apresentando os benefícios mais relevantes em relaçãoao ponto de vista defendido.” (MARIOTINI, Paulo Ricardo, 2010).

Passo 2 (Aluno)

Encontrar semelhanças entre as teorias estudadas no passo um dessa etapa e o estudo de caso relatado no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com