TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Casos: Fichamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

Sociologia

Cultura e Sociedade Capítulo 2 e 3

COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da Sociedade. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2010.

“A Ilustração baseava-se na firme convicção da razão como fonte de conhecimento [...] Em relação à vida social, os filósofos da Ilustração procuraram entender a sociedade como um organismo vivo, ou seja, composto de partes interdependentes. Desse exercício de discernimento resultou também a compreensão de diferentes instâncias da vida social - as relações políticas, jurídicas e sociais.” (p.24).

“[...] A Sociedade avançava para a indústria e a cultura de massa. Mas planejar e projetar o futuro exigia o aperfeiçoamento do conceito de Estado Nacional [...] Novos valores guiando a vida social para sua modernização produziram um clima confiante em relação ao futuro do homem, o que levou a esse surto de ideias, conhecido pelo nome de “Ilustração” [...] Que acreditava ser o conhecimento fonte de saber, de realização e de satisfação para a humanidade.” (p.25).

“A Ilustração, além de manter uma postura racionalista diante do conhecimento, também desenvolveu o liberalismo – movimento filosófico em defesa da liberdade nos mais diversos campos da ação humana: político, religioso, econômico e social. O liberalismo correspondeu ao interesse burguês de emancipar-se das amarras da monarquia e da defesa dos privilégios da nobreza [...] os filósofos da Ilustração rejeitavam toda forma de controle político que interviesse sobre essa racionalidade natural e física [...] John Locke, pensador inglês, defendeu a ideia da sociedade resultante da livre associação entre indivíduos dotados de razão [...] Jean-Jacques Rousseau [...] foi um dos mais ardorosos defensores dessa ideia. Em sua obra Contrato Social, afirmou que a base da vida social estava no interesse comum e no consentimento unânime dos homens em renunciar suas vontades particulares em favor da coletividade.” (p.26).

“[...] Não se trata mais de uma pessoa que governa por direito de herança e sangue, mas de uma instituição abstrata que administra um território a partir de pactos estabelecidos pela coletividade. Desenvolvendo a ideia esboçada por Locke, Montesquieu pregou a divisão do Estado em três poderes autônomos - o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. [...] Adam Smith foi considerado o fundador da ciência econômica [...] Na busca por entender a origem da riqueza das nações, Smith identificou no trabalho, ou seja, na produtividade, a grande fonte de produção de valor. [...] principalmente o trabalho - capaz de transformar matéria bruta em mercadoria - era responsável pela riqueza das nações.” (p. 27)

“A filosofia da Ilustração preparou o terreno para o surgimento das ciências sociais no século XIX, lançando as bases para a sistematização do pensamento cientifico e espalhando otimismo em relação a ele. [...] Se esse pensamento racional e cientifico parecia válido para explicar a natureza, intervir sobre ela e transformá-la, ele poderia também explicar a sociedade entendida, então, como parte da natureza.” (p. 28)

“O anticlericalismo teve importância especial para o desenvolvimento cientifico e de uma postura especulativa diante da natureza e da sociedade. Era professado por inúmeros filósofos dessa época, entre os quais se destacava o francês Voltaire. [...] A Igreja foi questionada como fonte de poder secular, político e econômico, visto que se imiscuía em questões civis e de Estado. Tal questionamento levou à descrença na doutrina e na infalibilidade eclesiásticas, bem como ao repúdio da atuação do clero na vida secular. [...] Esse olhar laico e especulativo sobre a doutrina religiosa impulsionou o desenvolvimento das ciências humanas, em particular das ciências sócias [...]

O Iluminismo desenvolveu-se numa época em que o Brasil era apenas uma colônia submetida às diretrizes do Império Português e impossibilitada de ter imprensa, livros e universidades. No entanto, com o desembarque de alguns portugueses e com o retorno de colonos que haviam estudado na Europa, o vigor das ideias iluministas chegou até o Brasil.” (p.29)

“Voltaire e Montesquieu foram alguns dos autores proibidos cujas obras ensinavam aos brasileiros que a sociedade resultava daquilo que seus membros desejavam dela.” (p. 30)

“Entre as correntes de pensamento que apareceram nessa época, destacou-se uma que havia sido influenciada pelas ciências biológicas. O darwinismo social, como ficou conhecido, buscava explicar a transformação da sociedade [...] Essa corrente aplicava às diferentes sociedades as leis de evolução das espécies biológicas propostas por Charles Darwin.” (p. 32)

“Auguste Comte foi um de seus precursores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com