TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Da Razão Tupiniquim

Exames: Fichamento Da Razão Tupiniquim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  3.505 Palavras (15 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 15

Capítulo 1 - Um título

“(...) Razão Tupiniquim? Tratando- se de título de um livro, supõe-se que denuncie um tema. Ocorre que este tema jamais foi explicitado, não existindo. Fácil constatar que entre nós esta Razão estará adormecida ou pulverizada (...)

(...) mal sabemos o que seja uma Razão Tupiniquim. Uma piada, talvez. Hipótese que nos causaria grande prazer. Gostamos muito de piadas. Há todo um espírito brasileiro que se delicia com a própria agilidade mental, esta capacidade de ver o avesso das coisas revelado numa palavra, frase, fato. Somos, os brasileiros, muito bem humorados. Conseguimos rir de tudo(...) Chegamos a fazer piadas sobre nossa capacidade de fazer piadas. (...). Embora tenhamos uma imensa mitologia construída em cima de nosso jeito piadístico, no momento de pensar não admitimos piada. Queremos a coisa séria. Frases na ordem inversa, palavras raras, citações latinas - e é impossível qualquer piada em latim, (...). Isto criou situações constrangedoras, (...) mas na hora das coisas "culturais" mergulha num escafandro greco-romano (...). Desconhecendo-se, mal sabendo de uma Razão Tupiniquim, o brasileiro aliena-se de dois modos: rindo de sua sem-importância ou delirando em torno do "país do futuro", (...).

(...). A questão de um pensamento brasileiro deverá brotar de uma realidade brasileira - não do "pensamento" e da "realidade" oficiais. (...). Não se trata de "inventar" uma Razão Tupiniquim, mas de propor um projeto, um certo tipo de pretensão (...)”. ( p.4-8)

Capítulo 2 - A sério: a seriedade

“(...)Filosofia brasileira só existirá a partir do momento que vier a ser, como a piada, uma investigação do avesso da seriedade vigente. Obras sérias são feitas com arquivos, (...) É esta máscara séria que vem sufocando o pensamento brasileiro, (...). A ritualização, triunfo do sério, consiste exatamente nisto: fala-se agora sobre temas adequados, pouco importando se importam. (...). Assim, perdeu-se a ligação e a referência crítica à realidade, que sempre foi a pretensão básica da Filosofia (...).

(...). No intelectual brasileiro que discursa, triunfa o sério - expressão de uma classe privilegiada diante da multidão analfabeta. No homem sério, triunfa a Razão Ornamental. (...)mais do que se poderia supor. (...). O que levanta a questão fundamental sobre as condições de possibilidade de um juízo filosófico brasileiro: a Filosofia, de terno e gravata, pensa? Eis o que desejaria mostrar: nossa aversão à pompa acaba convertendo-se em seu oposto - o triunfo da cultura formalística. E, pois, urgente que assumamos a capacidade a seno do humor como forma de conhecimento. Só no momento em que, abandonada a tirania do sério, percebermos que nossa atitude mais profunda encontra-se em ver o avesso das coisas é que poderemos retirar de nossas costas o peso de séculos de academismo. (...).

Creio ser isto suficiente para denunciar nossa inautenticidade intelectual. Quando, com um mínimo de consciência crítica, (...)temas ainda não adquiriram o status de assunto sério, pois o intelectual brasileiro só leva a sério o que é sério, óbvia inversão. Onde o hábito faz o monge. (p.9-16)

Capítulo 3 - Uma Razão que se expressa

“(...) O que chamamos de Filosofia grega nada mais é do que o streep tease cultural que a Razão grega realizou de si mesma. É deste ato mais simples do que gostariam de supor os pensadores tupiniquins, no qual uma Razão se descobre em sua originalidade e conhece seus mais íntimos projetos, que emerge a possibilidade de Filosofia (...)

De fato, descobrir-se é encontrar-se em, pelo simples fato de não haver um "outro" que eu deva descobrir - desde o início sou eu quem está em questão. A descoberta é, pois, fenômeno primário: um reconhecimento. (...). A consciência é primariamente este contato com a proximidade, com os contornos que imediatamente me chocam, exigem e perturbam. (...). A Filosofia, onde uma Razão se expressa, sempre se revelou pela fidelidade a este dado. (...). Por mais abstrato que possa parecer um pensamento, sempre traz em si a marca de seu tempo e lugar. (...). A consciência aguda, altamente diferenciada da Razão grega naquele momento, eis a raiz de sua profundidade e a natureza de sua lição. Seu pensamento torna-se incompreensível se não levarmos em conta a íntima conexão que aí existe entre Política e Filosofia, sendo esta esclarecida por aquela, na medida em que reflete a seu respeito. (...)

(...) o pensamento filosófico nada pressupõe além da Razão, que a história trata da Razão, e somente da Razão, e que o Estado é a realização da Razão. (...). O vital é reconhecermos que um pensamento é original não por superar sua posição – (...) -, mais precisamente por dar forma e consistência a este tempo e apresentar uma revisão crítica das questões de sua época, aí tendo origem. O pensamento é superior não a despeito de ser situado, mas justamente por situar-se.

(...)Filosofia não ser apenas algo entre nós, mas Filosofia brasileira, é claro que estamos supondo uma originalidade, a nossa. Um erro seria, (...), apegar-se a uma resposta estranha, que aqui não tenha nascido. (...), confundir originalidade com novidade. O novo é apenas um acidente do original(...).

(...) uma Filosofia brasileira só terá condições de originalidade e existência quando se descobrir no Brasil. (...). Desde sempre nosso pensar tem sido(...), providenciado no estrangeiro. (...). A grande dificuldade, no sentido de fazer explodir toda uma construção séria da Filosofia que entre nós se instalou, é realizar a consciência de que o pensamento e seus objetos são pura invenção. (...).

(...). Insista-se que os filósofos, ao inventarem Filosofia, inventaram (...)o que importava e destacaram o que era urgente, (...) A noção de que o pensamento é uma espécie de ápice reflexivo da consciência(...) é inevitável. Assim, Filosofia é uma Razão que se expressa (...)E uma Filosofia brasileira precisaria ser o desnudamento desta Razão que viemos a ser (...)”.(p.17-25)

Capítulo 4 - Filosofia e negação

A Filosofia goza de um destino certamente trágico: deve justificar-se. (...). A ciência e seu saber procedem de um movimento do espírito em direção ao real que nos circunda, (...). Em nossos dias isto assumiu um caráter pragmático: (...). A ciência nos importa, sendo úteis os seus resultados. Antes mesmo de questionarmos a respeito de seus supostos e consequências, damos por admitido que os resultados do saber científico são desejáveis, gerando progresso da ciência. (...). As coisas mudam quando tratamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com