TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento De Calculo

Ensaios: Fichamento De Calculo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 4

Tragédia Matemática Brasileira A

FERREIRA, Denise Helena L; BRUMATTI, Raquel N. M. Dificuldades em matemática em um curso de engenharia elétrica

Disponível em:

www.usf.edu.br/itatiba/mestrado/educacao/uploadAddress/51-60[14024].pdf Acessado em: 13/03/13.

“A nossa prática e os sistemas de avaliação de ensino existentes, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) evidenciam dificuldades em conteúdos básicos de matemática em alunos e que se mantém nos cursos superiores.” (p. 51)

Com base nas avaliações de ensino mais importantes do país, observa-se que há uma grande dificuldade em matemática entre os alunos.

“Compreender os erros cometidos e identificar pontos de tensão na aprendizagem são estratégias importantes da educação matemática a fim de se criar mecanismos de auxílio na superação de dificuldades evidenciadas. (CHICK; BAKER, 2005)” (p.51)

É de extrema importância identificar erros na aprendizagem para assim realizar as melhorias necessárias.

“[...]É importante que os professores, bem como os alunos, coloquem em ação características de exploradores e, através de colegas mais próximos, aproveitando das respectivas potencialidades, criem oportunidades para se atingir formas para um melhor aprendizado.” (p. 52)

É importante que professores e alunos tenham a curiosidade de conhecimentos novos e saber trabalhar em grupo.

“Embora muitos alunos tenham mostrado interesse em colaborar com a pesquisa, poucos compareceram no horário combinado, isto é, apenas 16 de um total de 59 alunos. É comum o aluno do curso de engenharia elétrica do período noturno não dispor de tempo para atividades extraclasse. Entendemos ser este um dos principais fatores que contribuem para o insucesso desses alunos nas disciplinas da área de matemática.” (p. 53)

Há uma grande dificuldade em conseguir um horário disponível para alunos que estudam a noite. A maioria deles trabalha durante o dia o que contribui para as más notas.

“Fábio começou a frequentar a disciplina de cálculo I em 2007 e depois trancou o curso. Fabio gostaria que “as aulas tivessem mais exercícios feitos pela professora e que a professora explicasse mais devagar”. Segundo o aluno, a dificuldade estava em entender profundamente a matéria para fazer os exercícios.” (p. 55)

Seja por ter se formado a algum tempo no ensino médio ou pela base fraca que teve, alguns alunos tem dificuldade em aprender matérias de exatas. E os métodos utilizados por alguns professores algumas vezes dificulta mais ainda esse aprendizado.

“[...]. Também destacamos o registro do aluno Carlos (figura 12), que comentou um erro muito frequente, o famoso “corta-corta”, ou seja, uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com