TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento O feiticeiro e sua magia - Lévi-Strauss

Por:   •  28/1/2017  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  2.148 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento “O feiticeiro e sua magia” -  Lévi-Strauss

Lévi-Strauss aprensenta três perspectivas com relação à crença e eficácia da magia. Primeiramente, é necessário dar atenção e considerar a crença do feiticeiro na sua própria magia, em seguida dar enfoque a crença do enfeitiçado na magia do feiticeiro e por fim, considerar a crença coletiva na magia do feiticeiro.

  • Relação do plano psicológico e social com a crença na magia.(PP.181)

Mecanismos psico-sociológicos subjacentes aos casos de morte por juração ou feitiço e convencimento da condenação pelo indivíduo amaldiçoado,  parentes e amigos devido às tradições.

Além de estar morto o individuo representa perigo aos que o cercam. São celebrados ritos sagrados que o conduzirão ao reino das trevas.  Torna-se objeto de terror, ritos e proibição. Sua integridade física não resiste sem a personalidade social.

  • Relação do plano fisiológico com a crença na magia.( PP. 182)

O medo assim como a raiva acompanha uma intensa atividade no sistema nervoso simpático.  Esta pode se intensificar ainda mais e causar diminuição do volume sanguíneo e queda de pressão, resultando em estragos irrecuperáveis a órgãos envolvidos na circulação.

O individuo angustiado  pode recusar comida e bebida, causando desidratação  e precipitando essa evolução.

  • Eficácia das práticas mágicas (pp.182)

A eficácia da magia implica a crença na magia em três aspectos:  crença do  feiticeiro na eficácia de suas técnicas, crença do paciente tratado ou da vitima perseguida, e confiança e exigências da opinião coletiva.

[-Exemplos de praticas mágicas (183 a 197]

  • A cura xamânica  (PP.198)

Graças a seus distúrbios complementares a dupla doente- feiticeiro encarna para o grupo um antagonismo que caracteriza todo pensamento, mas cuja expressão é sempre vaga e imprecisa: o doente é passividade, alienação de si mesmo, assim como o feiticeiro é atividade, transbordamento de si mesmo.

A cura consiste na relação entre pólos opostos, que garante a passagem entre um e outro. A coerência do universo psíquico, projeção do universo social.

Na cura xamânica, o feiticeiro fala, e realiza ab-reação para o doente, que fica calado, diferente da psicanálise, na qual o doente fala e realiza ab-reação para o médico que o escuta.

Em alguns países o sistema não se baseia em curas reais, de que se beneficiam indivíduos particalares mas sim no sentimento de segurança infundido no grupo pelo mito fundador da cura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com