TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Feitiçeiro E Sua Magia

Pesquisas Acadêmicas: O Feitiçeiro E Sua Magia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  1.271 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha 2:O Feiticeiro e sua Magia

No texto o feiticeiro e sua magia o autor Claude Lévi-Strauss traz como tema principal a discussão sobre a eficácia de algumas praticas mágicas, e ele apresenta três fundamentos que são necessário para a eficácia desses métodos:a crença do próprio feiticeiro na eficiência de suas técnicas, a crença do doente em que ele pode ser realmente curado através do ritual e por ultimo a confiança coletiva , ou seja ,a existência de uma confiança da sociedade sobre este indivíduo.

Lévi-Strauss conta no livro a historia de um homem que foi acometido de uma doença, e que acredita que foi proveniente de um magia, que neste caso, poderá levá-lo a morte, então todos os seus familiares começam a se despedir dele como se não existisse uma outra saída se não a morte.Então amigos e até mesmo familiares começam a se afastarem dele por receio de que a magia recaia sobre eles e até mesmo para não dificultar um futura perda .Além do afastamento ,os familiares e até mesmo a comunidade começa a realizar os rituais ,que deveriam ser realizados após a morte do indivíduo .

Esse acontecimento deixam o homem totalmente angustiado e com medo do que ira lhe acontecer no futuro,com isso , podendo afetar o sistema nervoso deixando totalmente desarranjado podendo ocasionar uma diminuição da quantidade sanguínea e conseqüentemente uma queda de pressão.O individuo atormentado se recusa a aceitar alimentos e bebidas , o que pode agravar a situação e levá-lo a morte.

Strauss mostra que o resultado da magia está diretamente relacionado com a crença dos indivíduos ,pois ,o fato da comunidade e família , individuo afetado e o praticante da feitiçaria crerem que a magia é real acaba fazendo feitiço se concretizar.Essa força coerciva é bem representada pela idéia de FATOS SOCIAIS de Durkheim , onde a sociedade por meio de regras morais impõe seus padrões sobre o individuo que é coagido tornando esses padrões uma verdades soberana.

O outro exemplo citado no livro pelo autor que retrata bastante essa espécie de "crença comunitária " é o casão estudado pela M. C. Stevenson, que conta a historia de jovem que foi apontado como praticante de feitiçaria ao tocar em um moça antes dela sofrer um ataque epilético, o que acaba levando o jovem a ser julgado em um tribunal. Tentando se defender nega todas as acusações , com isso, seria condenado a morte , observando tal situação ,o jovem , muda sua estratégia e se declara culpado e começa a contar o que supostamente teria acontecido com riqueza de detalhes o que acabe lhe salvando. Fica claro que o grupo que o julgava não estava interessado em reprimes a prática e sim em provar que a realidade do acontecido.

O autor faz uma comparação entre o xamã e o psicanalista e ressalta que a única diferença entre eles esta no modo de atuação da cura, o psicanalista escuta o paciente é que relata o seu problema , já o xamã é ao contrario o paciente fica em silencio enquanto o xamã executa todo o ritual , tentando assim alcançar a cura , ou a resolução do problema.

Conclui-se então que se deve tomar cuidado com algumas crenças ,pois, podemos estar sendo alienados pela força repressiva que a sociedade impõe sobre os indivíduos ,o que pode comprometer diretamente a vida das pessoas como vimos. Os rituais religiosos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com