TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Pensamento Antropológico Do Brasil

Exames: Fichamento: Pensamento Antropológico Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento da disciplina: Pensamento Antropológico do Brasil

Texto citado: BERNARDINO, Joaze. Ação Afirmativa e a Rediscussão do Mito da Democracia Racial no Brasil. Scielo. Rio de Janeiro, v.24, n.2, 2002.

“A crença no mito da democracia racial é estruturante do sentimento de nacionalidade brasileiro, a ponto de operar uma rara concordância valorativa entre as diferentes camadas sociais que formam a sociedade nacional.”

“[...] entre os brasileiros que compõem a camada/classe média e os que formam a camada/classe baixa existe uma clara linha demarcatória em relação ao preconceito contra a mulher, ao pobre, ao nordestino e aos homossexuais; de tal forma que entre os primeiros essas formas de preconceito apresentam um baixo índice, enquanto entre os últimos apresentam um alto índice.”

// o preconceito é inversamente proporcional ao rendimento, ao grau de escolaridade e à qualidade de vida proporcionada pelo local de moradia.

* Nota-se que o brasileiro pensa que não tem preconceito, pois ele tem vergonha de tê-lo.

“Assim, tanto a Abolição quanto a proclamação da República foram condições indispensáveis para o estabelecimento do referido mito, sem esses dois acontecimentos não se poderia falar em igualdade entre brancos e negros no Brasil: "tal mito não possuiria sentido na sociedade escravocrata e senhorial [...].”

“O mito da democracia racial apoiava-se, e ainda se apóia, na generalização de casos de ascensão social do mulato; este, nas palavras de Carl Degler, encontrara uma "saída de emergência", o que significa dizer que se desenvolveu um reconhecimento social do mestiço no Brasil.”

// Desenvolveu um reconhecimento social do mestiço no Brasil, mas, a assimilação e reconhecimento social do mestiço ocorriam à custa da depreciação dos negros.

* Mostra-se que não existe uma analogia com o modelo de relações raciais que se desenvolveu nos Estados Unidos.

“Ora, é inegável que o mulato tenha encontrado essa saída de emergência, daí a multiplicidade classificatória que tem caracterizado o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com