TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento "Extensão Universitária No Brasil: Uma Revisão Conceitual." Construção Conceitual Da Extensão Universitária Na América Latina.

Trabalho Escolar: Fichamento "Extensão Universitária No Brasil: Uma Revisão Conceitual." Construção Conceitual Da Extensão Universitária Na América Latina.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. "Extensão universitária no Brasil: uma revisão conceitual." Construção conceitual da extensão universitária na América Latina. Brasília: Universidade de Brasília (2001): 57-72.

Palavras-chave: Extensão, Universidade, Comunidade

Objetivos: Mostrar o conceito de extensão, traçar o seu histórico no contexto universitário brasileiro e expor sua importância para a troca de conhecimentos entre Universidade e sociedade.

“As primeiras experiências de Extensão Universitária no Brasil trazem a influência dos dois modelos.” (p. 58)

Os primeiros trabalhos de extensão no Brasil seguiram basicamente dois modelos: realização de cursos e palestras e prestação de serviços na área rural. Foi assim que a Universidade começou a se aproximar do contexto de sua comunidade, embora ainda de maneira restrita.

“Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 4.024, em 1961, novamente se faz sentir, de forma acentuada, a distância entre o texto legal e a prática.” (p. 59)

Em 1961, a abrangência da Extensão Universitária institucionalizada foi reduzida pelas exigências do texto da Lei o qual limitava o público alvo das atividades de extensão à pessoas com prévia preparação e dentro dos requisitos exigidos. Sendo assim, o texto legal afastou a extensão da comunidade e, consequentemente, das questões sociais.

“A União Nacional de Estudantes – UNE tinha uma proposta de atuação no sentido de levar o estudante a participar da vida social das comunidades, propiciando a troca de experiências entre estudantes de áreas profissionais afins, e realizava ações de atendimento a comunidade carentes. Sua maior contribuição foi a metodologia de trabalho utilizada, que possibilitava a reflexão sobre as ações realizadas.” (p. 59)

O movimento estudantil praticou a extensão durante a primeira metade da década de 1960 de forma independente e desvinculada das instituições de ensino as quais integravam. Nesse período, recuperaram a ideia e proposta extensionista de levar o conhecimento acadêmico à sociedade, proporcionando troca de experiências e descoberta de novos conhecimentos à medida em que se adentrava no contexto das comunidades carentes. As ações proporcionavam reflexão e esse aspecto foi adotado na metodologia da Extensão.

“É o caso do Projeto Rondon e do CRUTAC. Em uma fase em que o governo se empenhava em sufocar o movimento estudantil, ambas as iniciativas podem ser entendidas como estratégias para envolver o estudante universitário em ações sociais nas comunidades carentes, sob a tutela do governos militar” (p. 60)

O regime militar fez da extensão uma ferramenta de contenção do movimento estudantil e de expansão e consolidação do governo. Estes projetos inseriam os universitários na realidade do interior do país onde realizavam assistencialismo, tudo sob tutela do governo. Estes estudantes realizavam o trabalho do Estado de apoio às comunidades carentes e suas presenças nestes locais vendia a imagem de governo preocupado com sua população carente.

“O retorno do estudante à Academia era, quase sempre, problemático, pois, ao reconhecer a realidade de regiões e as comunidades mais carentes, ele levava para as salas de aula questões muitas vezes desconhecidas dos professores. Começa, então, a processar-se uma certa integração entre o Projeto Rondon e as Universidades, em especial com a criação do Programa Campus Avançado.” (p. 61)

Como a extensão era apenas realizada pelos estudantes, sem o envolvimento do corpo docente da universidade, o regresso desses alunos do contexto social à Universidade representava um choque de mundos. Os alunos voltavam com novas visões e problemáticas que não poderiam ser abordadas pelo professor em sala. A partir daí o projeto Rondon passa e se integrar às Universidades, possibilitando melhor planejamento e alinhamento das práticas extensionistas com as necessidades acadêmicas.

“A Extensão praticada pelos estudantes universitários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com