TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Produção Cientifica E Formação Profissional - Os Paradigmas Do Conhecimento E Seu Rebatimanto No Cotidiano Do Ensino, Da Pesquisa E Do Exercicio Profissional.

Artigo: Fichamento Produção Cientifica E Formação Profissional - Os Paradigmas Do Conhecimento E Seu Rebatimanto No Cotidiano Do Ensino, Da Pesquisa E Do Exercicio Profissional.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 2

NETO, Ana Maria Quiroga Fausto. Produção cientifica e formação profissional - os paradigmas do conhecimento e seu rebatimanto no cotidiano do ensino, da pesquisa e do exercicio profissional.

A autora propoe discutir a crise dos paradigmas, a pesar de que não se sente preparada para faze-lo, mas aborda essa questão na perspectiva de reflexão no interior dos paradigmas. Nesse sentido, defende a antropologia como materia importante para fundamentar a praticca do assistente social e a troca de experiencias entre a antropologia e o serviço social pode qualificar a pratica do assistente social.Defende ainda que a antropologia trabalha com diversos grupos subalternizados e que seus estudos nunca foram levados a seria na composição teorica do serviço social.

Neto afirma que o estudo da antropologia contribuiria muito para a fazer do assistente social, pois estuda as relaçãoes sociais das sociedades, expoe as normas sociais e caracteriza as sociedades a partir das configurações das mesma. Esse estudo enriquesse e contribui para entender as questões sociais impostas pelas as relações de poder intrisica nas sociedades estudadas pela a antropologia que busca no estudo a explição para tais fenomenos. Como afirma na sitação a seguir:

identificar as articulações entre os fenomenos estudados e redes e contextos sociais mais amplo nos quais são gerados, buscado a adequação (e a construção ) de conceitos gerais a (e partir de) versos socio-culturais e politicos especificos (p.22)

Ou seja, a antropologia busca conhecer a realidade para caracteriza-la e apresentar sua forma de ser.

Apresetando esse ponto a autora volta-se para analise da crise dos paradigmas afirmando que o que vem caracterizando essa crise é a crittica a racionalidade da ciencia que não pode dar respostas a questões fundamentais da humanidade.

Nesse sentido, a autora defende a antropologia como uma das disciplinas que menos foram afetada por essa crise dos paradgimas , po se manter ainda com os fundamentos necessarios para desenvolver-se. Desta forma, Neto defende essa experiencia disciplinar por acreditar que a mesmo contribui na reflexão e no fazer profissional do assistente social, ajudando tanto no desafio do conhecimento do Serviço Social quando na sua forma de intervir.

Por fim a autora aponta que com a complexidade da realidade é necessario ter conhecimento de varias teorias para dar conta de entender a realidade e mais do que entender criticar para intervir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com