TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: A Expectativa de construir novos conhecimentos

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução à engenharia: Conceitos, ferramentas e comportamentos. 3. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC,  2013. 

José Anizio Fontes Corcino[1]

Citação I

“A expectativa de construir novos conhecimentos, novas formas de ver o mundo e novas amizades renova as esperanças de um futuro melhor, acenando com novas possibilidades de vida – para se e para a sociedade.” (p. 15)    

Citação II

“Se todos os engenheiros fossem excessivamente cautelosos, usando apenas materiais, processos e sistemas já consagrados, a engenharia permaneceria estagnada, e todos continuariam a fazer apenas o que outros já fizeram.” (p. 79)

Citação III

Os engenheiros são por excelência identificadores, formuladores e solucionadores de problemas. A toda hora, em sua atividade profissional, estão às voltas com informações que, devidamente reunidas, ordenadas e trabalhadas, podem ser transformadas em resultados práticos e úteis. (p. 185)

Texto crítico

O livro destaca no primeiro capitulo o mundo novo encontrado pelos alunos ingressantes na universidade, suas expectativas e suas possibilidades de uma vida melhor. Mas também faz um alerta e recomendações para que consigam aproveitar tudo que uma universidade oferece da melhor forma e inteligente possível. Para ter sucesso na vida acadêmica o aluno deve mudar seu modo de pensar sobre o mundo, deve ter um olhar crítico sobre tudo aquilo que lhe acontece.

No segundo capitulo o texto enfatiza sobre a importância da comunicação na formação de um bom engenheiro. Existem várias formas de comunicação que o engenheiro irá utilizar no seu dia a dia: através de desenho técnico, escrita, oral. Todas essas formas de comunicação devem seguir critérios que facilitem o entendimento de quem a utilize. Os trabalhos acadêmicos são instrumentos didáticos que irão desenvolver esta capacidade nos alunos.

No terceiro capitulo o livro destaca as origens da engenharia, onde desde os tempos primitivos o homem apresentava habilidades técnicas para desenvolver objetos que facilitavam os meios de sobrevivência. O nascimento da engenharia moderna acontece com o desenvolvimento da matemática e da explicação de fenômenos físicos pelos grandes nomes da historia da engenharia proporcionando o desenvolvimento de vários projetos para a solução de problemas enfrentados pela sociedade.

No quarto capitulo é destacado o importante papel da engenharia na sociedade atentando para, além da parte técnica, também o bem-estar social. O engenheiro tem um vasto campo de trabalho após sua formação, porém deve ficar atento na sua área de especialização, pois o mercado de trabalho é muito dinâmico e o que está em evidência hoje pode não estar amanhã. Além de uma boa bagagem de conhecimentos específicos o engenheiro deve ter características variadas e constante aperfeiçoamento para lidar com a movimentação nos diversos campos do saber.

O quinto capítulo cita a ciência e a tecnologia como bases de transformação da sociedade moderna. Apresenta uma síntese de uma forma de entender a pesquisa como instrumento de conhecimento com o intuito de esclarecer alguns aspectos da ciência e da tecnologia, visando a torná-las elementos facilitadores dos estudos da engenharia. E que o estudante de engenharia pode contribuir com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia através de pesquisas, de uma formação profissional consistente, de uma conscientização das necessidades da sociedade em que vive e de uma visão realística de uma perspectiva de futuro para a humanidade.  

O sexto capítulo trata da questão da criatividade, característica essencial de um engenheiro. Sabe-se que, ao invés do que muitos pensam, o potencial criativo é uma habilidade que pode ser desenvolvida em qualquer ser humano. Existem técnicas de criação de ideias, porém tem momentos que a mente precisa de descanso para ultrapassar as barreiras que impedem a criatividade. Também diferencia o individuo crítico do perceptivo. Enquanto o primeiro quando se confronta com uma nova situação julga de imediato se ela é boa ou ruim, o segundo é curioso sobre as coisas sem fazer julgamentos sobre elas e é mais criativo do que o crítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com