TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofando...

Casos: Filosofando.... Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 2

Filosofando...

Moral significa um conjunto de regras de conduta, e a ética, também chamada de Filosofia Moral, é considerada parte da filosofia voltada para a reflexão sobre as noções e princípios que norteiam a vida moral (CAMPOS, 2012).

A ética é a disciplina filosófica que pesquisa os sistemas sociais com o objetivo de melhor compreensão do ser humano e da existência humana. Já a epistemologia é a área da filosofia que estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento. Desta maneira, pode-se dizer que o homem está em constante evolução, e que a ética e a moral são termos paralelos quanto aos estudos da história natural e física. Ter ética é ser uma pessoa direita, correta, íntegra, flexível, humilde, tolerante, sem ter pensamentos de fazer mal ou prejudicar alguém, tendo coragem sempre de assumir seus erros e decisões nas mais diversas situações (CAMPOS, 2012).

Vivemos em um processo de democratização, que engloba a justiça, igualdade, respeito, ética, moralidade, liberdade, solidariedade e cidadania, sendo estes termos falados frequentemente e que fazem parte do dia a dia da população. Porém não se pode falar em democracia, ética e cidadania sem mencionar também a educação como um processo de construção de ações com grande potencial para construir uma sociedade livre, justa e solidária que garanta o desenvolvimento nacional, na tentativa de reduzir índices de pobreza e marginalização, além de promover o bem estar sem nenhuma forma de discriminação. Desta forma, isso estimula a busca por padrões éticos que possibilitam a consolidação da democracia e o desenvolvimento de ações de cidadania, para a construção de uma sociedade mais justa. Neste contexto, pode-se dizer que os cidadãos deveriam fazer parte de uma nação em que todas as pessoas têm o direito de viver dignamente e com respeito (CAMPOS, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com