TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofando

Casos: Filosofando. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  5.467 Visualizações

Página 1 de 2

1- Segundo o autor, o que distingue a democracia da autocracia? Autocracia : É uma forma de governo na qual um único homem detém o poder supremo. Ele tem controle absoluto em todos os níveis de governo, sem o consentimento dos governados. O sentido do termo tem uma denotação histórica concreta e política que convergem em muitos pontos. Democracia: É um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos, forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.

2- Por que o ideal democrático da transparência é um direito de justiça ? O certo seria ter transparência em tudo, mais no Brasil ou em outro país não é assim, sempre tem corrupção, roubo etc... A transparência seria para que o povo esteja ciente de tudo que os políticos, policiais, justiça faça.

3- Baseando-se no texto acima, critique as “polícias políticas” do nazismo e do stalinismo mencionados no capítulo. Stalinismo e Nazismo- destrói a liberdade, do povo pressionado e aterrorizando as pessoas contra a desistência.

4- A exigência de transparência nos atos políticos não vale para a vida pessoaldos cidadãos, que devem ter garantias de que não ocorrerá a invasão do estado á sua privacidade. A partir desse ideal democrático, discuta com um colega como os governos autocráticos transgridem esse direito. O direito a plena informação da cidadania, ainda que em certos casos defasados no tempo que são as hipóteses de sigilo por certo período daquilo que é imprescindível a segurança da sociedade e do estado é mais do que um instrumento jurídico necessário para domesticar a por pensão ao realismo do poder do príncipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com