TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Financeiro I

Artigo: Financeiro I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Pagina 26

1-) Em que consiste a riqueza para os mercantilistas e fisiocratas ?

R: Para os mercantilistas, eles acreditavam que um país para ser considerado rico deveria exportar o máximo que pudesse e impor barreiras para importações, pois nesta época as transações entre países eram feitas com pagamento em ouro que para os mercantilistas o país seria rico se tivesse uma quantia enorme de ouro estocado, mais que outros países.

Os fisiocratas acreditavam que o único meio de gerar riquezas em um país era através de atividades agrícolas, segundo eles as demais atividades não agregavam valor, apenas faziam transformações na mercadoria (matéria prima) em outra (bens finais), enquanto que a agricultura podia gerar uma gama infinita de produtos sem precisar de matéria prima.

2-) Quem foi o destacado economista clássico. Quais suas principais ideias?

R: Foi Adam Smith. Foi um dos principais pensadores sobre o liberalismo e da teoria valor-trabalho.

3-) O que diz a teoria das vantagens comparativas. Quem foi seu autor?

R: Segundo a teoria comparativa, enquanto há comércio entre os países, preferencialmente sem barreiras e restrições, a produção mundial cresce porque permite que cada pais se especialize na produção do bem o qual apresenta mais vantagem produtiva. Seu autor foi David Ricardo.

4-) Qual a diferença entre a lei de Say e o principio keynesiano da demanda efetiva.

R: Na lei de Say “a oferta cria sua procura” o aumento da produção de se transforma em renda para trabalhadores e empresários sem a intervenção do estado. No principio keynesiano faz-se necessário a intervenção do estado por não haver uma força de auto ajustamento para regular os fluxos real e monetário da economia.

5-) Explique sucintamente as principais diferenças entre monetarista, fiscalistas, pós-keynesiano, marxista e institucionalistas.

R: monetaristas: privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do Estado;- fiscalistas: recomendam o uso de políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção doEstado;- pós-Keynesianos: Enfatizam o papel da especulação financeira, e defendem um papel ativo doEstado na condução da atividade econômica;- marxistas: desenvolveu a teoria do valor-trabalho;- institucionalistas: criticam o alto grau de abstração da teoria econômica no tocante asinstituições sociais.

Pagina 43

1-) Qual o papel das preços relativas na analise microeconômica.

R: Servir como comparação de bens.

4-) Qual a principal campo de atuação da teoria microeconômica ?

R: A microeconomia é um ramo o qual visa estudar o comportamento do mercado, famílias e empresas que estejam operando no campo econômico. Analisa preços de mercado, bens de serviço e fatores que levam a produção.

5-) Como se divide o estudo microeconômico ?

R: Teoria da procura, teoria da oferta, analise das estruturas do mercado, teoria do equilíbrio geral e do bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com