TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Social

Artigos Científicos: Formação Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  4.216 Palavras (17 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 17

A arte de Jean Baptiste Debret

.

]

Conta-se que a Missão Artística Francesa chegou ao Rio de Janeiro em 1816 graças a uma convergência de interesses.

De um lado, artistas formados pela Academia franceses repentinamente desempregados após a queda de Napoleão. De outro, a corte portuguesa de dom João, carente de representação oficial. Segundo historiadores, os artistas napoleônicos não vieram convidados.

Convidados ou não, os franceses recém-chegados usaram sua expertise em pintura histórica para documentar a vida na colônia. Entre eles, Jean Baptiste Debret foi o que teve a obra mais exaustivamente reproduzida e popularizada.

O artista francês foi “convocado” pelo Príncipe Regente de Portugal, D. João VI – em 1816 a retratar todos os momentos ilustres da monarquia. Debret fora o mais requisitado e competente naquilo que pretendia revelar por meio da arte.

Em sua obra “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, permite demonstrar importantes traços de sua própria identidade e personalidade, distanciando-se um pouco daquela ideia de apresentar “imagens fiéis” da escravidão negra no Brasil, e também sobre os “exóticos” momentos da monarquia lusa, instalada no Rio de Janeiro a partir de 1808.

Debret é considerado um artista cujas obras se enquadram no estilo romântico. Porém, alguns estudiosos de artes plásticas, consideram Debret como um pintor do neoclassicismo. Antes de morar no Brasil, retratou na França temas religiosos, bélicos e ligados ao imperador francês Napoleão Bonaparte.

Suas obras, no Brasil, mostram paisagens, cenas cotidianas, a cultura e o povo brasileiro. Com cores vivas, suas aquarelas mostram sentimentos e emoções das figuras retratadas. O individualismo, característica das obras românticas, também se faz presente em suas pinturas.

Debret preocupou-se muito com os textos que acompanhavam suas imagens, demonstrando certa fidelidade ao sentido literário. Tal postura não era comum em outros “artistas – viajantes”. Muitos pintores não se preocupavam demasiadamente com o sentido dos textos comparando-os com as ilustrações contidas em seus trabalhos.

Esse desejo, por parte do pintor em resgatar costumes e acontecimentos do passado brasileiro evidencia a importância de sua estada ao Brasil durante esses 15 anos. Muitos acreditam em não haver nenhum tipo de contribuição por parte do artista para história do Brasil.

Fonte de pesquisa:http://educacao.uol.com.br/biografias/jean-baptiste-debret.jhtmhttp://www.suapesquisa.com/biografias/jean_debret.htm

Carlota Joaquina A princesa do Brasil

A grande crítica do filme reside na forma caricata com que trata os membros da família real portuguesa, especialmente, Dom João que é bastante preguiçoso, influenciável, comilão de personalidade facilmente manipulável. Já D. Carlota é retratada como um mulher de gênio forte, ardente de apetite sexual insaciável, tendo traído Dom João várias vezes e tido vários filhos fora do casamento, mas que não lhe eram motivos de arrependimentos ou remorsos.

Um fato interessante mostrado no filme é a influência dos ingleses sobre as decisões de Dom João VI quando da vinda da Família Real para o Brasil. A chegada às terras brasileiras, bem como a adaptação dos portugueses ao novo ambiente e dos brasileiros em relação aos hábitos dos novos moradores, modificaram bastante a vida na colônia, corrompendo todos seus hábitos e promovendo políticas arbitrárias para desalojar os habitantes em benefício dos nobres.

Além disso, a colônia se modernizou bastante uma vez que passou a dispor de instituições e lugares importantes para a vida em sociedade como Banco do Brasil, o Jardim Botânico, a Biblioteca Nacional e a criação da primeira Constituição que acabaram culminando com a Independência do Brasil.

D. João é o comilão que de política pouco sabe, Carlota Joaquina uma princesa infiel e sem escrúpulos e, além disso, ninfomaníaca e D. Pedro I um mulherengo epiléptico que decidiu ficar no Brasil unicamente pela sua paixão às mulheres da colônia.

REVOLTA POLITICA

O Brasil seria uma República Federativa (grande autonomia para os estados); Separação oficial entre o Estado e a Igreja; Voto universal (masculino) e não secreto.

O voto aberto permitia a manipulação dos eleitores com práticas conhecidas como curral eleitoral e voto de cabresto, portanto ela favoreceu a elite cafeicultora a permanecer no poder.

Dessa maneira, pode-se notar que a democracia instalada no país não resultou em uma ampliação do direito de participação política. Nos anos posteriores, é visto que a democracia garantida pela nova constituição, na verdade, abriu portas para que os cafeicultores assumissem o controle das instituições políticas nacionais. Dessa forma, presenciando posteriormente o predomínio das oligarquias.

A constituição de 1891 beneficiava somente os poderosos que era a oligarquia, assim desfavorecendo a população humilde, desfavorecendo os trabalhadores. Porém surgiram pessoas que percebia e entendia o que estava acontecendo e não aceitavam. Começam então a lutar pelos seus direitos, direitos este que não existente na constituição de 1891. No entanto o poder acaba muitas vezes por ganhar a guerra, guerra entre o poder oligárquico e o trabalhador humilde.

Exemplo dessa revolta da população desfavorecida pela constituição foi a Guerra de Canudos conhecida também como Campanha de Canudos que foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio religioso liderado por Antônio Conselheiro líder do arraial, que durou de 1896 a 1897. A região de Canudos foi caracterizada de latifúndios improdutivos devido ao clima seco e o desemprego crônico dificultado pelos próprios governantes, Canudos passa por uma crise econômica e social.

Devido à crise de canudos milhares de sertanejos e ex-escravos seguidos pelo então Antônio conselheiro foram para Canudos na esperança de salvar os humildes habitantes do clima e da exclusão econômica e social. Começam a surgir boatos de que Canudos armava contra cidades vizinhas e iria à direção da capital para depor o governo republicano a reinstalar a monarquia.

Vendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com