TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação social e política do Brasil

Por:   •  19/5/2015  •  Bibliografia  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

Formação social  e política do Brasil 

O processo de “abertura política”, ao final da década de 80 do século passado, propiciou possibilidades de participação de vários setores na formulação de propostas para as esferas da sociedade. Desde o momento em que o golpe de Estado foi dado, colocando generais na presidência, as medidas de censura e repressão foram se intensificando no Brasil, o que ficou marcado pelos sucessivos decretos conhecidos como Atos Institucionais

Inicia-se em 1974 com o governo do General Ernesto Geisel , a sociedade já estava descontente e economia continuava vivendo momentos ruins, e a ditadura militar é extinta.  O presidente sabia que seria necessário fazer algo para sustentar o regime e reduzir a insatisfação da população, então apresenta alternativas de mudança do governo e da repressão. Em seus discursos declarava que o Brasil entraria em um processo de abertura política, mas que este seria feito de forma lenta, gradual e segura.

[pic 1]

Com o fim do governo de Geisel em 1979,  quem  assume a presidência João Baptista Figueiredo prometendo tornar o Brasil um  país democrático.  Em seu governo toma como medida a anistia aos cassados pelo regime militar, sancionando a lei 6683 no dia 28 de agosto de 1979. A lei que concedia anistia até mesmo aos militares acusados de  tortura.[pic 2]  

Em continuação, aprova também o pluripartidarismo, que gerou vários partidos políticos e extinguiu o MDB e a ARENA, únicos até então na ditadura.

Por conta de tudo que ocorria ao longo dos anos, as eleições de 1982, estaduais e municipais,   foram  expressadas nas urnas e a insatisfação do povo com os militares e  apontaram a queda do regime. Em 1983 teve início a campanha Diretas Já que apoiava o projeto de lei do deputado federal Dante de Oliveira com a proposta de eleições diretas para presidente. Foi um dos maiores movimentos sociais do país.

[pic 3]

A mobilização popular, no entanto, força uma transição para a democracia, negociada entre a sociedade e o regime militar.

À frente de uma chapa formada pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e pelo Partido da Frente Liberal (PFL), Tancredo Neves é eleito presidente da República , em 15 de janeiro de 1985. Tancredo adoece e morre em 21 de abril. Seu vice, José Sarney assume a Presidência. 
[pic 4]

A última eleição indireta marca o fim do regime militar, mas a transição para a democracia só se completa em 1988, no governo de José Sarney, com a promulgação da nova Constituição brasileira. A redemocratização, que ocorreu tardiamente com as eleições diretas para os governadores e prefeitos, devolveu ao brasileiro o direito de tomar parte nas discussões e nos rumos de interesses coletivos.

[pic 5]

O conceito de democracia refere-se à forma de governo na qual o poder é exercido pelo Povo. A democracia do início do século até hoje vem sendo defendida  simultaneamente  com  o avanço da conquista dos direitos políticos,  reunindo  princípios e práticas que protegem a liberdade do ser humano.

Bibliografia:

  http://quemtemmedodademocracia.com/2012/04/07/gilson-caroni-democracia-tem-que-ser-abrangente-inclusiva-e-progressiva-quem-tem-medo/

 http://tormentasocial.blogspot.com.br/2011/06/reflexao-politica-no-brasil.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (258.8 Kb)   docx (139.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com