TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formulação De Políticas públicas A Partir Dos Indicadores Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Formulação De Políticas públicas A Partir Dos Indicadores Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  3.881 Palavras (16 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

A conquista de direitos sociais no Brasil aconteceu ao longo do século XX. Até então, o Estado deixava vaga uma lacuna de assistência e de seguridade ao trabalhador. Nesse cenário de ausência do governo nacional, os trabalhadores se organizaram em associações dos mais variados tipos com o objetivo de oferecer a eles mesmos alguma segurança social. O longo processo de conquistas sociais no Brasil é resultado de muito esforço dos trabalhadores. A Seguridade Social que existe atualmente é fruto de um processo gradual de formulação de leis que constituíram a política social do governo. Visa assistir o cidadão em situações de velhice, doença e desemprego. Embora existam problemas a serem resolvidos na prática da seguridade.

DESENVOLVIMENTO

A política de proteção social no Brasil só passa a existir no formato da Seguridade Social a partir da Constituição Federal de 1988, o qual parte da fixação de um conjunto de necessidades que são considerados como básicos em uma sociedade. O modelo de seguridade social previsto na Constituição de 1988 imprimiu mudanças importantes na política social brasileira. Antes baseada na ideia de seguro social fundado no trabalho, a proteção social passou a ter como base a noção de direito de cidadania, acompanhando os fundamentos dos estados de capitalismo avançado dos países centrais. A universalização do acesso foi a primeira grande consequência, com impactos principalmente nas áreas de saúde e assistência social; ela também influenciou a previdência, ao romper com o caráter regulado da cidadania, ainda que mantivesse o caráter contributivo para a maioria dos benefícios.

A correlação entre poupança e proteção social é uma constante econômico-financeira na cultura da sociedade de mercado. Três grandes ocorrências históricas moveram essas máximas de poupar para o infortúnio do campo individual para o social: A primeira no final do XIX, quando o acidente de trabalho passou a não ser responsabilidade do trabalhador e sim do empregado. A segunda grande ocorrência – mais engenhosa e revolucionária – no início do século XX ao desenvolver uma modalidade de “pacto” entre patrão-empregado mediado pelo Estado. A terceira aconteceu após a recessão dos anos 1930 e, mais intensamente, na pós-Segunda Guerra: foi o reconhecimento de direitos à provisão política das necessidades sociais da população, a base do modelo de welfare state.

O signo Tributo segundo o código Tributário Nacional considera-se como norma, fato a relação jurídica de toda prestação pecuniária compulsória em moeda cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituído em lei e cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade destinado a assegurar o direito relativo à saúde, a previdência e à assistência social.

A Previdência Social tem por fim assegurar aos seus beneficiários os meios indispensáveis de manutenção por motivo, por motivo de incapacidade, idade avançada, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos de família e reclusão ou morte daqueles de quem dependam economicamente. Ocorre que a previdência social, embora seja um direito dos trabalhadores, significa também a movimentação de polpudos ativos financeiros destinados, sobretudo, aos interesses do capital.

A Assistência Social é a política social que provê o atendimento das necessidades básicas, traduzidas em proteção à família, a maternidade, à infância, à adolescência, à velhice e à pessoa com deficiência independente de contribuição à Seguridade Social.

A Saúde é um direito de todos e dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução dos riscos de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

A Seguridade Social será financiada por toda a sociedade de forma direta e indireta, nos termos do Art° 195 da Constituição Federal e desta lei, mediante recursos provenientes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e de contribuições sociais. No âmbito Federal o orçamento da Seguridade Social é composto das seguintes receitas:

I - Receitas da União;

II – Receitas das Contribuições Sociais;

III – Receitas de Outras Fontes;

O princípio da solidariedade social é o princípio mais importante, em que pese não estar escrito no texto constitucional. Este princípio consiste no fato de toda a sociedade, indistintamente, contribuir para a Seguridade Social, independentemente de se beneficiar de todos os serviços disponibilizados.

Em síntese toda a sociedade contribui indistintamente, ou seja, pelo fato de todo produto que se consome ou todo serviço prestado a população como transporte público, água, luz, telefone ter em seus respectivos preços finais as contribuições sociais inseridas. Portanto independente da classe social ao se consumir produtos e serviços todos estão contribuindo.

DESAFIOS DO SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL

A proteção social tem como origem nas sociedades de impedir ou diminuir o impacto de determinados riscos sobre os indivíduos e grupos sociais. Tais riscos, relacionados à doença, velhice, infância, invalidez, desemprego, etc. Embora estivessem associados, nas sociedades tradicionais, os fatores naturais ou ambientais, são oriundos, tendo como objetivo analisar a trajetória recente da seguridade social no Brasil e a partir da evolução dos programas contributivos e não contributivos de garantia de renda. De um lado, à configuração dada pela Constituição Federal às políticas de previdência e de assistência social e, de outro, ao surgimento de programas de transferência de renda voltados à população em situação de extrema pobreza.

A proteção social brasileira tem sido objeto de importantes mudanças nos últimos anos. Destacando o movimento de progressiva inclusão de novos grupos de beneficiários, a ampliação da cobertura para uma maior diversidade de situações de risco e o perfil dos beneficiários, tendo em vista de sua inserção no mundo de trabalho. Esse processo de expansão vem sendo acompanhado pelo surgimento de novas tensões, vinculadas tanto ao contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com